Veja 5 motivos para instalar antivírus no computador o quanto antes

Com o crescimento do home office, o uso de computadores se tornou ainda mais constante; veja como é importante proteger seu aparelho

24/02/2022 17:24
Freepik
(foto: Freepik)

 
Se você vem analisando se instala ou não antivírus no computador, vamos te dar 5 ótimos motivos para as dúvidas acabarem e você ir atrás de um sistema de proteção ainda hoje.

Os profissionais da área de segurança recomendam que os computadores possuam uma solução antivírus no PC para evitar ser vítima de golpistas e também ser um canal de golpes.

Não podemos confiar somente em nosso discernimento sobre qual site ou link é confiável, além do nosso filtro particular é válido contar com outras ferramentas de detecção de ameaças hackers.

Continue a leitura conosco para entender um pouco mais sobre antivírus para computadores e sua importância.

1 - Antivírus no computador é o primeiro bloqueio de ameaças da internet


Os cibercriminosos renovam seus métodos de ataques constantemente, em poucos dias um novo malware é criado e lançado na rede.

Inclusive, há muitos sites falsos (Sites Phishing) que são construídos de uma forma perfeita que aparentam ser tão confiáveis e idênticos aos originais, por exemplo páginas de instituições bancárias.

Se você tem um antivírus no computador mesmo que seja gratuito o alerta já será dado e você não vai cair na armadilha e fornecer informações pessoais aos hackers.

2 - Ferramentas de segurança on-line


As funcionalidades dos antivírus para computador evoluíram tanto que já não restringem sua atuação a somente identificar malwares.

Soluções antivírus se tornaram verdadeiras ferramentas de segurança virtual que agem na identificação, bloqueio e eliminação de ameaças que a “olho nu” não podem ser identificadas.

A variedade de produtos antivírus para computador que incluem versões gratuitas e pagas agem com eficiência como filtros que não deixam a máquina ser infectada.

3 - Proteção para plataformas afetadas somente com antivírus no computador


Como dissemos, há uma diversidade enorme de malwares criados e cada um deles são oriundos de oportunidades de ataques que os cibercriminosos detectam.

Por exemplo, quando os sistemas operacionais atualizam seus recursos para corrigir falhas, acontecem brechas para a infecção da plataforma e, consequentemente, de computadores que a usam.

Nesse caso, somente com antivírus instalado no PC você pode garantir a proteção da máquina, caso contrário estará suscetível à ameaça.

Há malwares para praticamente todos os sistemas operacionais: Windows, Linux, Android, iOS entre outros, infelizmente, nenhuma plataforma está 100% isenta de ataques.

4 - A infecção do PC não depende mais da sua ação

 
Já passou o tempo em que a única maneira de invadir um computador dependia da ingenuidade dos usuários em clicar em links ou abrir arquivos.

Existem formas de ataques mais sutis, por exemplo os iframes, conhece?

Iframes são códigos inseridos em sites que dão acesso à conteúdos externos, ou seja, você entra em um site aparentemente confiável e pode estar abrindo uma enorme janela para que algo malicioso seja instalado na sua máquina.

Seja por vírus em imagens, banners ou outras formas de chamar a sua atenção e curiosidade para clicar.

Os antivírus para computador impedem essa ação, pois, identifica e bloqueia esses iframes.

5 - Antivírus no computador para todos os tipos de uso

 
A forma como o computador é utilizado faz muita diferença na questão da segurança on-line, pode influenciar sobre a exposição a ataques ou prevenção.

Se a máquina é de uso coletivo a preocupação é maior, porque o cuidado que você tem em não acessar determinados conteúdos outra pessoa pode não ter e isso gera uma maior vulnerabilidade.

Outro ponto importante é a sua forma de navegação na internet, o uso que você faz da rede também é fator determinante.

Se você navega na net somente para funções básicas como e-mail, trabalhos escolares, redes sociais a tendência de se tornar alvo é reduzida, mas não estará totalmente livre!

Agora se o seu PC é de uso profissional onde é preciso acessar senhas e outros conteúdos confidenciais o sinal vermelho é gritante, sendo assim, é fundamental a instalação de um antivírus no computador para proteger todas essas informações.

Viu só como ter antivírus no computador vai muito além de impedir invasão do seu PC? Quem não tem uma proteção para cibercrimes está exposto a todo tipo de ataque.

Então, se ainda tinha alguma dúvida sobre instalar ou não antivírus no computador agora acabou o problema, proteja-se!

MAIS SOBRE NEGÓCIOS