Mercado de trabalho: veja os cursos mais procurados pelos sul-americanos

Os cursos com modalidade on-line se consolidam como preferência para quem quer ter acesso a novos saberes e conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho

26/01/2022 16:39
Tweenty20
(foto: Tweenty20)

 
Os cursos on-line gratuitos são uma ótima e conveniente forma de obter qualificações profissionais sem sequer sair de casa. Este tipo de modalidade fornece a flexibilidade de horário que muitas pessoas precisam para combinar a interminável rotina de tarefas pessoais com os interesses profissionais, sem se preocupar com a exigência da presencialidade.
 
Além disso, a Educação a Distância é geralmente uma alternativa muito mais barata e vantajosa para estudo , já que os alunos não precisam gastar com deslocamento e com alimentação. Ideal para aqueles que precisam trabalhar além de estudar.
 
Na América Latina, o segmento de Ensino a Distância (EAD) registrou um crescimento estratosférico nos últimos anos, com o surgimento de diferentes plataformas de e-learning voltadas para atender bem a todos os níveis e idades. 
 
Confira aqui quais os  melhores cursos online  disponibilizados nas diferentes plataformas de e-learning da América Latina para comparar com seu perfil e escolher a opção mais adequada que possa potenciar suas chances de conseguir uma boa posição no mercado de trabalho.

Marketing Digital

 
Estudos indicam que entre os cursos mais procurados na América Latina nas diferentes plataformas de capacitação on-line estão os relacionados à área de Marketing Digital. É fácil entender o motivo: nos últimos anos, o mercado de trabalho nesse interessante setor está em constante crescimento, com cada vez mais vagas disponibilizadas para profissionais do ramo.
 
Com isso, existe uma enorme e variada seleção de cursos marketing digital nas diversas plataformas on-line para dar atenção à demanda do mercado pelo aprendizado de estratégias digitais. E-mail marketing, links patrocinados, inbound marketing, US (Experiência do Usuário) e marketing do conteúdo são algumas das opções disponíveis para quem quer adquirir ou ampliar os conhecimentos na área ( mais informações aqui ).
 
Atualmente, um dos cursos on-line de maior sucesso na área é o de Community Manager, que detalha o funcionamento e controle do marketing nas redes sociais com o objetivo de atrair e engajar potenciais clientes. O CM pode trabalhar para empresas de qualquer segmento ou porte, mas é preciso que o profissional tenha pleno conhecimento das ferramentas.  
 
Assim, o curso de Community Manager fornece aos alunos as ferramentas necessárias para o planejamento de estratégias de marketing através da geração de conteúdos criativos nas diferentes redes de mídia social, incluindo Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest e YouTube. Ideal para aquelas pessoas apaixonadas pelo mundo das redes.
 
O curso estrela, porém, continua sendo o de posicionamento SEO , para aqueles que desejam aprender como posicionar uma marca nos primeiros resultados dos principais navegadores web, como Google, Yahoo e Bing.
 
Certamente uma ótima opção para quem deseja ingressar no amplo mundo do Marketing Digital, que exige cada vez mais profissionais atualizados e capacitados.

Tweenty20
(foto: Tweenty20)


Ciências da Computação

 
Em plena explosão tecnológica, outra das grandes tendências é o aprendizado das ciências da computação (consideradas profissões do futuro), uma área que está em constante evolução e que tem muita demanda de profissionais.
 
Os sul-americanos têm grande interesse por cursos relacionados às novas tecnologias já que são opções que permitem se atualizar e avançar profissionalmente relativamente rápido. Além disso, muitos cursos oferecem a possibilidade de obter uma certificação, o que agrega muito valor ao currículo já que as certificações na área são um item muito valorizado e requisitado pelas mais variadas companhias de TI.
 
Em primeiro lugar na lista dos cursos mais procurados de Ciências da Computação na América Latina está o de Introdução às Linguagens de Programação (principalmente Javascript), seguido pelo Big Data e por Segurança Cibernética. 
 
Dentro do campo existem também outros cursos como Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Desenvolvedor Web, Programação Web, UX, Inovação e Gestão e Ciência dos Dados, que são algumas das opções para todos aqueles entusiastas que desejam começar a dominar o mundo da  tecnologia web .

Inglês

 
Existe uma grande demanda on-line pelo aprendizado de idiomas na América Latina, com o inglês liderando o segmento nas diferentes plataformas de educação a distância. 
 
As novas gerações são as mais interessadas, já que a proficiência na língua estrangeira melhora exponencialmente o currículo e possibilita uma melhor colocação no mercado de trabalho. As estatísticas confirmam que a demanda por profissionais com fluência no idioma inglês é cada vez mais alta.
 
A importância do aprendizado do idioma inglês na vida pessoal não é nenhuma novidade. O inglês abre portas, mas não somente no aspecto profissional. É a língua mais utilizada e influente do mundo – se bem é a terceira mais falada, já que o mandarim e o espanhol ocupam a primeira e segunda posições. Quem domina o inglês está preparado para se comunicar em quase qualquer país, e passa a compreender filmes e músicas com mais facilidade.
 
Existem diferentes modalidades de cursos de idioma inglês on-line. Entre essas opções se destaca o estudo independente, onde os alunos acedem desde o começo a todo o material de apoio necessário e escolhem quando e como estudar. Uma opção muito prática para pessoas muito ocupadas, pela possibilidade de estudar com mais comodidade em qualquer momento do dia.
 
A modalidade mais popular, porém, é a de aulas com horário marcado (individuais ou grupais), onde o aprendizado é mais dinâmico porque os alunos são guiados e avaliados por um professor para a realização das diversas atividades. Alguns cursos até exigem presença física para a realização de prova.
 
É importante destacar que, em qualquer modalidade, a participação e compromisso do aluno é parte essencial para o alcançar a proficiência em menos tempo. É necessário se organizar e dedicar muito tempo à prática, o que infelizmente não acontece com muitos jovens que não lhe dão a devida atenção.
 
Os cursos de inglês podem também incluir a entrega de certificações internacionais que comprovam a legitimidade do entendimento no idioma. Atualmente, o TOEIC, TOEFL, CELTA, TESOL e IELTS são as certificações mais procuradas pelos alunos. Esse tipo de certificação é muito requerida para trabalhar em certas empresas, principalmente no exterior.  

MAIS SOBRE NEGÓCIOS