A importância de um planejamento financeiro para o seu negócio

O planejamento financeiro é um fator importante para o sucesso de um negócio

18/01/2022 15:11
Pixabay
(foto: Pixabay)

 
Um dos maiores momentos de dor e tristeza de um empresário é declarar falência empresarial em seu negócio. Isto significa desistir e dizer que você falhou, e a consequência foi o término de um sonho.
 
Uma realidade perto demais para alguns que não querem aceitar um fim e preferem nadar até nunca alcançarem a praia.
 
A falência empresarial pode ser uma condição amedrontadora, mas, no artigo de hoje, vamos apresentar alguns pontos para que você nunca precise desistir do seu sonho. Leia o conteúdo até o final e confira!
 

Descubra o passo a passo

 
Antes de tudo, é necessário que mantenha a calma e evite o desespero. Ao nos desesperar, ficamos cegos e acabamos não enxergando as respostas em nossas frentes.
 
É uma situação delicada, mas é possível dar a volta por cima. Com muito trabalho e dedicação, não existe adversidade que não possa ser superada!
 
Antes de entrarmos em algumas ideias para que você possa recuperar ou evitar que a sua empresa pare em um lugar sombrio, na porta do fechamento, é sempre bom ser transparente com seus funcionários.
 
Conte a eles o que se passa e esteja aberto a ouvir ideias dos mesmos. O operacional pode ter ideias interessantes para melhorar algum processo ou tornar atividades mais rentáveis. Brainstorm é sempre uma ferramenta útil, ainda mais em tempos de renovação ou, neste caso, de desespero.
 
Uma vez que a situação seja passada a eles, está na hora de tomar algumas medidas, sendo estas:
 

Hora de enxugar gastos

 
Procure reaver os processos utilizados dentro da sua empresa e descubra quais destes mais trazem prejuízos. Uma boa ideia é acompanhar de perto cada pequeno processo necessário.
 
Uma vez que os dados estejam levantados, veja em quais partes estes podem ser simplificados para que seu negócio encontre um pouco de fôlego.
 
Nesta etapa também, é necessário que você procure mandar alguns colaboradores embora. Infelizmente, este é um processo que pode salvar a sua empresa e deve ser aplicado.
 
Se tiver meios, procure mandar o administrativo trabalhar de casa. Gaste apenas com os funcionários do operacional, visto que estes serão necessários estarem realmente no local.
 
Etapas táticas ou estratégicas podem ser realizadas remotamente e vão lhe economizar um bom dinheiro.
 

Renegociando

 
Procure um contador e junto a ele faça as contas dos seus gastos. Levante cada dado e identifique quando começou o período de dificuldades.
 
Uma vez que tudo tenha sido devidamente calculado, entre em contato com seus credores e procure renegociar as dívidas. Faça parcelamentos que podem caber dentro do planejamento de gastos disponíveis para você.
 
Conforme as coisas forem melhorando, procure adiantar as parcelas. Se ver livre das dívidas da maneira mais rápida possível é o melhor a se fazer. Mesmo que isso signifique sacrificar os “lucros”.
 

Tenha um bom planejamento financeiro

 
Para se fugir de possíveis situações deste tipo, além das dicas acima dadas, é interessante utilizar mais alguns métodos. Se você está vendo seu negócio começar a ter prejuízo, está na hora de investir em um calção para prevenção de possíveis problemas.
 
Uma realidade muito presente em nós, brasileiros, é a falta de precaução. Sempre esperamos remediar ao invés de prevenir, e pecamos fielmente em ambos.
 
Quando estiver em uma boa ou mediana época de vendas, invista em um bom  planejamento financeiro . Ele ajudará a sua empresa a criar uma poupança da empresa e guardar parte dos lucros lá. Este pequeno fundo pode salvar sua vida em momentos de necessidade.
 
Não podemos prever o dia de amanhã, por isso, devemos tomar atitudes nos dias de hoje se quisermos manter tudo em pleno funcionamento.
 
Com uma empresa em bom estado, é interessante se procurar por investidores que possam entrar com um capital adicional em seu negócio, Por mais que, a partir de sua entrada, você deva às suas partes do lucro, pode ser uma boa oportunidade de criar um calção. 
 
Procure também investir em marketing para aumentar cada vez mais suas vendas. Um negócio que se mantém constante pode ser sólido, mas, uma hora, essa “solidez” pode não vir mais a bastar para pagar as contas.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS