Logística: veja como a sua transportadora pode evitar perdas

Economia e segurança para empresas pode vir com treinamento de colaboradores e adoção de medidas de segurança

10/12/2021 13:35
Pexels
(foto: Pexels)

 
Um dos principais problemas para transportadoras no Brasil são os roubos de carga. Em 2018, segundo informações da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), foram mais de 18 mil ocorrências dessa natureza, que representaram um prejuízo de R$ 1,4 bilhão para empreendimentos do setor.

Para diminuir as perdas e conseguir fazer economia, é importante ir além de adquirir  modelos de carro  e caminhões que tenham melhor consumo de combustível. No texto abaixo, apresentamos estratégias e dicas do que pode ser feito para alcançar esse objetivo.
 

Tenha um bom controle de estoque

 
Essa é uma das etapas mais importantes para que uma transportadora possa ter eficiência e perdas mínimas. Isso porque muito do planejamento correto de uma transportadora começa pelo estoque, conhecendo quais os itens que estão disponíveis e quais precisam ser repostos.

Dessa forma, os gestores têm total ciência de quais mercadorias estão prontas para transporte, agilizando a saída delas do galpão para uma entrega mais rápida.
 

Treine os seus colaboradores

 
Para economizar, não basta apenas investir em tecnologia de ponta e ferramentas que possam otimizar o seu dia a dia. Oferecer um treinamento completo para os colaboradores envolvidos nas atividades também é fundamental, pois permite que eles possam conhecer e entender como manusear todos os equipamentos utilizados na operação.

O treinamento também serve para prepará-los para situações de risco, como em casos de roubos de cargas. Ensiná-los como agir corretamente não só preserva a vida do colaborador, como também permite que ele saiba o que fazer nessas situações.
 

Invista em tecnologia de geolocalização

 
Um dos aprimoramentos que sua empresa pode fazer para economizar é investir em ferramentas de geolocalização. Elas permitem que os gestores saibam exatamente a localização de cada veículo, o que facilita o controle de rotas e oferece auxílio imediato aos condutores em caso de eventualidades, indicando o melhor caminho alternativo.

Essas ferramentas também são úteis para acionar as autoridades em caso de ações criminosas, agilizando o processo de encontrar veículos que possam ter sido roubados. Além disso, essas ferramentas indicam a existência de trânsito ou congestionamento na rota determinada, permitindo a elaboração de um roteiro de entregas que contorne os trechos de retidão.

Com essa tecnologia, não é apenas a operação da transportadora que se torna melhor. Os clientes também são beneficiados, uma vez que a empresa pode disponibilizar os dados sobre o roteiro de entregas para que cada um possa acompanhar a entrega do seu pedido.
 

Estabeleça um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

 
Evitar prejuízos é fazer o monitoramento contínuo de riscos relacionados às perdas, encontrando formas de prevenir ou reduzir as chances que eles aconteçam. Para auxiliar a sua transportadora nessa missão, invista na elaboração de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), uma estratégia organizacional indispensável para empresas desse setor.

Com ele, é possível realizar um mapeamento completo dos riscos da sua transportadora. Com base nos dados apurados, a gestão consegue planejar e desenvolver ações para aperfeiçoar os protocolos de segurança e medidas de organização interna. Para obter um melhor resultado, é recomendado contratar uma Gerenciadora de Risco, que irá mapear e definir as estratégias a serem adotadas.
 

Adote estratégias de segurança

 
Roubos de cargas são a principal ameaça para o sucesso da sua transportadora, podendo representar um prejuízo enorme em caso de mercadorias roubadas. Portanto, é importante traçar estratégias que visem a segurança dos condutores e da frota.

Além do treinamento dos colaboradores, o planejamento deve envolver atitudes como orientar para que o período de repouso dos motoristas aconteça em locais seguros. É melhor que a carga fique parada enquanto ele descansa em um centro de distribuição do que em um posto de gasolina, no qual o caminhão fica mais vulnerável.

Outra estratégia importante é planejar para que a maior parte das viagens aconteçam no período diurno. Viajar à noite é sinônimo de trânsito menos intenso, menor visibilidade e motorista mais cansado, fatores que facilitam a ação de criminosos. A viagem de dia evita esses problemas e permite que os condutores tenham a noite para descansar.

Por fim, faça uma roteirização diversificada dos possíveis trajetos das suas entregas. Repetir a mesma rota todas as vezes facilita que criminosos identifiquem padrões e encontrem o melhor momento para abordar o seu veículo. Estabelecer uma variedade de rotas possíveis diminui riscos que emboscadas aconteçam.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS