Entenda porque ter um site é essencial para os negócios das empresas

Apostar em um site ou blog de conteúdo, serviço de hospedagem e em um registro de domínio é uma das maneiras das empresas ganharem dinheiro pela internet

03/12/2021 12:25
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(foto: Pixabay)

 
Quem quer saber como ganhar dinheiro na internet vai se deparar com várias alternativas pelo caminho. Ter um site ou blog de conteúdo, com um bom serviço de hospedagem e um  registro de domínio  é uma das possibilidades.

Um site, logo nos primórdios da era digital, era apenas uma opção descartável para as empresas. Contudo, nos dias de hoje, em que o conteúdo e a interatividade são fatores decisivos para a sobrevivência de qualquer negócio, um site é um canal indispensável.

Um site, por mais simples que seja, funciona como a vitrine da empresa na web. Ele traz as informações básicas que o consumidor precisa saber acerca daquele negócio, quais os produtos e serviços são oferecidos, endereço, contato e outros detalhes relevantes.

Entretanto, mais do que isso, um site é uma referência de reputação, pois com a transformação digital, a empresa que não tem um site, simplesmente não existe no mundo dos negócios. 

Sendo assim, é impossível pensar em presença digital para uma empresa sem levar em conta a criação de um site ou blog. Por isso, no artigo abaixo preparamos alguns tópicos capazes de elucidar ainda mais essa questão. Confira!

  • As vantagens de um site para o seu negócio.
  • WordPress - A plataforma que você precisa.
  • Técnicas de SEO e a presença digital.
  • A importância da hospedagem e o registro de domínio.
 

As vantagens de um site para o seu negócio


Um site ou blog traz vários benefícios para a sua empresa, independente do segmento de atuação. Não por acaso, ter um site é muitas vezes uma prioridade na hora de elaborar uma estratégia de Marketing Digital para um determinado negócio.

Dependendo do tipo de conteúdo a ser publicado, dos propósitos da estratégia e das características da sua empresa, o site pode ser estático ou dinâmico.

Os sites estáticos são, em sua maioria, os sites institucionais de uma empresa, que normalmente trazem um layout simples contendo apenas as informações básicas sobre a instituição, tais como “serviços”, “missão”, “valores” e o “quem somos”.

Os sites dinâmicos normalmente vão além do caráter informativo dos estáticos, pois são mais funcionais. Um blog, por exemplo, trazendo conteúdos atualizados constantemente e eventuais personalizações de layout, funciona como um site dinâmico.

Independente do tipo, é certo que um site é essencial para os negócios de qualquer empresa e os motivos para isso podem ser conferidos a seguir. 
 

Melhora a presença digital


É inegável a importância de um site para otimizar a presença digital de um negócio. Por meio de um site a sua empresa assegura visibilidade online, algo fundamental nos dias de hoje, em que a internet é relevante no dia a dia dos clientes.

Sem uma boa presença digital o seu negócio se torna menos competitivo e raramente é lembrado pelos consumidores.
 

Destaca a sua marca


Um site torna a sua marca mais conhecida, a posicionando entre os clientes e a destacando no seu segmento de atuação. Isso é essencial no atual contexto digitalizado, em que graças a smartphones e outras ferramentas, os consumidores interagem com as marcas. 
 

Aumenta a divulgação da sua empresa


Se você notar na gestão da sua empresa a necessidade de ampliar o alcance do seu negócio para adquirir mais clientes, o site é uma das ferramentas mais indicadas para isso. 

Ele não conhece barreiras geográficas. Sendo assim, pessoas de outras cidades ou até países podem acessá-lo e, com isso, conhecer melhor os seus produtos ou serviços.
 

Acesso a qualquer hora


Ter um site é como manter a sua empresa de portas abertas 24h. Por meio dele os clientes e - especialmente potenciais clientes - ficam aptos a acessar o seu site, conhecer a sua marca, a sua empresa, em qualquer hora e de qualquer lugar.
 

Versatilidade para vários projetos


Um site pode ser um meio de divulgação da sua empresa ou servir de ferramenta em um projeto sobre como ganhar dinheiro na internet.

Um site pode ser usado também para um profissional freelancer ter à disposição um portfólio online, divulgando os seus trabalhos. Vale ainda salientar que um site pode ainda ser uma loja virtual para quem pretende investir em um e-commerce.

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WordPress: a plataforma que você precisa


Há alguns anos, falar em criar um site significava “missão para quem entende de códigos e linguagens de programação”. Porém, de uns tempos para cá, cada vez mais a criação e a administração de um site, blog ou e-commerce está cada vez mais acessível.

Quem tem a ideia para um blog de conteúdo ou simplesmente quer dar vida a um site institucional para um negócio ainda engatinhando, não necessita ser o expert em programação.

Atualmente é possível encontrar várias plataformas que, de tão intuitivas, só faltam pegar o usuário pela mão para conduzi-lo na sua jornada de criação de um site. Uma delas, inclusive uma das pioneiras nesse assunto de criação de blogs e sites, é o WordPress.

A plataforma surgiu no início dos anos 2000, época em que, como dizem por aí, “a internet ainda era mato.”

Nesse contexto, o WordPress, graças aos seus recursos intuitivos para a construção e gerenciamentos de blogs e sites, se tornou a solução tanto para usuários iniciantes, quanto para os mais experientes programadores. E as razões para isso não faltam.
 

Variedade de plugins e templates


O WordPress traz com ele uma quantidade considerável de plugins. Alguns são gratuitos, outros você deverá pagar para obter, mas ainda assim, se o seu objetivo é criar um blog ou site profissional, saiba que eles valem o investimento.

Mas afinal, o que são plugins? Bem, eles são extensões, um exército de pequenos programas que atuam para otimizar funções específicas no seu projeto em WordPress.

Sendo assim, há plugins que servem para organizar as palavras-chaves, há outros utilizados para gerenciar o uso de links nas postagens, enquanto alguns são utilizados para administrar os comentários dos usuários.

Como existem vários plugins, a tentação para instalar milhares de plugins é grande para turbinar o seu blog. Mas isso é um erro! Como tudo na vida, quantidade não é qualidade e isso vale para o seu site. 

Muitos plugins podem deixar o seu site pesado e muitos recursos podem até deixar de funcionar. Além disso, alguns podem não ser seguros e até mesmo infectar o seu site com algum malware.

O WordPress também é rico em templates. A vantagem disso é a ampla variedade de temas para os mais diversos segmentos de conteúdo. Há templates adequados para sites e blogs sobre esportes, ciência, cultura e muitos assuntos.   
 

Plataforma de código aberto


O WordPress é uma plataforma de código aberto, também conhecida como Open Source. Mas o que isso significa? 

Isso quer dizer que o WordPress é uma plataforma que passa por constantes atualizações feitas pelos próprios usuários e pode ser alterada conforme a necessidade do usuário. 
 

Compatível com várias mídias


O WordPress é uma plataforma que suporta vários arquivos de mídia, como, por exemplo, .jpg, .png, .gif .mp3, .mp4, .pdf, e .doc. Em suma, o usuário pode realizar o upload de várias mídias.

Isso vale também para a possibilidade de incorporar vídeos do YouTube nas postagens, trazendo mais possibilidade para enriquecer o seu conteúdo.
 

Pode ser usado para diferentes projetos on-line


Para saber como ganhar dinheiro na internet , é importante ficar atento para os mais diferentes tipos de projetos, seja ele um blog ou uma loja virtual, por exemplo.

Sendo assim, com a plataforma WordPress é possível dar início a um blog de conteúdo, site institucional, portfólio e até uma Landing Page para otimizar a jornada dos clientes.
 

Hospedagem WordPress


Essa plataforma é tão utilizada e requisitada que, hoje em dia, existem empresas de web hosting que disponibilizam entre os seus serviços a hospedagem WordPress, destinada a otimizar todos os recursos do seu site ou blog baseado nessa plataforma.
 

Técnicas de SEO e a presença digital


Um site é importante para os negócios de qualquer empresa, mas para isso é fundamental saber como utilizar esse site ou blog. É aí que entram as técnicas de SEO.

O termo SEO vem da sigla em Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. Ou seja, são técnicas que vão tornar o seu site mais visível e acessível para os usuários.

Portanto, quando a gente fala sobre como ganhar dinheiro na internet e presença digital, as técnicas de SEO são essenciais.

De uma forma geral, essas técnicas compreendem basicamente em práticas que tornam as postagens do seu site mais visíveis para os algoritmos dos sites de buscas. Isso facilita aos usuários encontrarem o seu conteúdo.

Da mesma forma, se levarmos em consideração que, hoje em dia, os algoritmos norteiam os caminhos de quem usa os canais online, as técnicas de SEO merecem todos os holofotes nas suas estratégias para divulgar o seu site e o seu negócio.

Existem basicamente dois tipos de técnicas de SEO, as On Page e as técnicas Off Page. Conheça as características de cada uma delas a seguir. 

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Técnicas de SEO On Page


Essas técnicas são colocadas em prática no próprio blog ou site. Abrange algumas medidas que são fundamentais para viabilizar o que o Google julga como maneiras adequadas para promover uma Experiência de Usuário satisfatória.

Entre essas técnicas de SEO On Page, é importante destacar algumas que são consideradas fundamentais. 
 

Uso correto das palavras-chaves


As Keywords, as famosas palavras-chaves, são um dos alicerces das técnicas de SEO. É por meio delas que o conteúdo criado no seu blog ou site tem condições de atrair a audiência certa para o seu negócio.

Um exemplo da atuação das palavras-chaves podemos imaginar o site de uma loja de calçados femininos.

Nesse caso, trabalhar nos textos do site termos como “calçados femininos”, “sapatos” e “loja de calçados femininos em…” são apenas algumas das possibilidades.

Diante disso, é importante destacar que existem tipos de palavras-chaves. Há as palavras-chaves de cauda longa (long tail) e as de cauda curta (short tail).

As de cauda longa consistem em frases que possuem três ou até cinco termos. Ainda no caso do exemplo de calçados, alguns exemplos de long tail que podem ser usadas nas postagens são “calçados femininos baratos”, e “onde encontrar calçados femininos”.

Enfim, existem muitas variações que o público pode pesquisar no Google em termos de buscas que envolvem o comportamento do consumidor.
 

Alt Text nas imagens


As imagens nas postagens também contribuem para enriquecer o conteúdo e otimizar as técnicas de SEO. Mas para adequar as imagens com o SEO é necessário levar em conta a descrição inserida nelas.

E é aí que mais uma vez as palavras-chaves se tornam protagonistas mais uma vez. O Alt Text consiste na descrição dos detalhes visuais da imagem que os motores de busca não conseguem detectar, possibilitando que essa imagem seja bem posicionada nas pesquisas.

Desse modo, o Alt Text descreve para o Google o que tem a imagem na postagem. Por isso, uma boa descrição geralmente traz o nome da imagem, o tamanho do arquivo e uma legenda descritiva.

A legenda, inclusive, é um elemento importante para captar a atenção do usuário que está passando os olhos na sua postagem. 
 

Meta descrição


Também chamada de Meta Description, ela consiste em resumo do que os buscadores vão encontrar ao buscarem o conteúdo de uma página de site.

Uma boa Meta Description consegue transmitir, em um limitado espaço, as informações capazes de convencer os visitantes a acessarem o conteúdo completo. Ela deve ser atrativa, mas lembre-se que a Meta Descrição será eficiente se o seu conteúdo realmente cumprir o que promete.

Subtítulos


Uma boa redação web leva em conta a utilização dos subtítulos. Dentro do contexto do Webwriting, os subtítulos servem para dividir o conteúdo apresentado, evitando tornar a leitura cansativa.

Além disso, os subtítulos devem definir a hierarquia das informações presentes no conteúdo, destacando as partes mais relevantes por primeiro.

Sobretudo, é importante ainda que, na medida do possível, os subtítulos tragam as palavras-chaves, fortalecendo ainda mais as técnicas de SEO. 
 

Links Internos


O processo de Link Building (construção de links) é muito importante para assegurar as boas práticas de SEO. Os links, de uma forma geral, mostram para os algoritmos do Google que o seu conteúdo é relevante.

Os links internos, nesse caso, são aqueles links que levam para outras postagens dentro do seu próprio site, reforçando a riqueza das informações e possibilitando que postagens antigas sejam mais visualizadas.

No entanto, de nada adianta criar um link a cada parágrafo. Links demais atrapalham a leitura e são tudo o que uma boa Experiência de Usuário não precisa. 
 

Técnicas de SEO Off Page


As técnicas de SEO consideradas Off Page são aquelas que normalmente não estão no controle do dono do site ou blog. É nesse contexto que tais práticas consistem em ações que veremos abaixo. 
 

Links Externos


Diferente dos internos, estes links existem fora do seu blog, mas que conduzem os usuários até ele. 

Os links externos mostram que o seu blog é relevante e, para conseguir tais links, vale estabelecer parcerias com outros sites e blogs que atuam no mesmo segmento.
 

Redes Sociais


As redes sociais, especialmente o Twitter, o Instagram e o Facebook podem ajudar a divulgar os conteúdos do seu site. Eles atuam como um canal a mais para interagir e trazer mais visitantes para a sua empresa.
 

Google Meu Negócio


Essa ferramenta do Google exerce uma atuação relevante na presença digital de vários negócios locais. Ela apresenta informações básicas da sua empresa, como, por exemplo, fotos, endereços, telefone, avaliações dos clientes e até o endereço do seu site.

Entretanto, é importante ter em mente que as informações do seu site no Google Meu Negócio devem ser atualizadas constantemente.
 

Guest Posting


Consiste na possibilidade de você redigir uma postagem no site de outra pessoa ou empresa. Isso é uma boa oportunidade para você fornecer credibilidade ao seu público.

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A importância da hospedagem e o registro de domínio


Ter um site fortalece a presença digital do seu negócio. Mas para isso, o projeto deve ter qualidade. Nesse caso,  o serviço de hospedagem de sites  e o registro de domínio se tornam indispensáveis.

O serviço de hospedagem consiste no servidor onde o site ficará hospedado. No caso de sites institucionais, a hospedagem compartilhada é suficiente, mas para projetos maiores, como blogs e e-commerce, é importante contar com uma hospedagem mais robusta.

O serviço de hospedagem também apresenta recursos que promovem mais segurança para o seu site, assim como proporciona mais velocidade no carregamento das páginas, características essenciais que promovem a tão famosa e desejada boa Experiência de Usuário.

Já o registro de domínio, por sua vez, é o endereço do seu site na internet. Ter um domínio registrado mostra que o seu negócio tem profissionalismo, credibilidade e autoridade. 
 

Um site é essencial para muitas empresas 


Ele é a vitrine para o seu negócio, pode ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora. Não é à toa que a presença digital de uma empresa tem como um dos pilares a utilização de um site.

Não é difícil ter um site ou até mesmo um blog, pois plataformas intuitivas como o WordPress viabilizam a criação rápida e o fácil gerenciamento desses projetos.

Não dá para esquecer também das técnicas de SEO, grandes aliadas de quem quer se destacar nos buscadores e até mesmo ganhar dinheiro na internet.

Por tudo isso, ter um site é essencial para os negócios das empresas, independente do porte e área de atuação.

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