Currículo: veja 4 dicas que podem facilitar a sua busca por um trabalho

Veja dicas de como fazer um currículo criativo de sucesso e para ingressar no mercado de trabalho

03/12/2021 11:07
Freepik
(foto: Freepik)

 
No segundo trimestre de 2021, o número de brasileiros que estavam em busca de um emprego somam 14,4 milhões, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, também conhecido como  IBG E . Existem alguns passos que devem ser seguidos para que a procura por um emprego seja bem sucedida, como, por exemplo, o currículo, a postura, a experiência e fatos que são ou não importantes para aquela vaga em específico. 

Uma tática que muitas pessoas não sabem ou não usam é a de mudar um pouco o currículo e dar diferentes destaques para as informações de acordo com a vaga para qual ela está se candidatando. Esse fator é de extrema importância, principalmente se você tiver experiência em diferentes áreas e pretende se candidatar para vagas em diferentes setores. Para saber mais sobre esse tema, leia o artigo até o final e confira as dicas. 
 

Se mantenha informado sobre as oportunidades

 
A busca por um emprego pode ser bastante cansativa, ainda mais em uma situação onde existem mais pessoas do que vagas a serem preenchidas. Por isso, é necessário que você se mantenha a par sobre as novas oportunidades e vagas que surgem no mercado. Uma das formas de se destacar, é sendo um dos primeiros a se candidatar e ainda ter boas referências que te ajudem na área que você escolheu. Dessa forma, se você se cadastrou em algum site, por exemplo, deixe o alerta de notificações ligado e entre diariamente para dar uma olhada nas novidades. 

Avalie os requisitos da área 

 
É bastante importante que você saiba bem sobre as suas capacidades e necessidades, somente dessa forma você saberá se consegue ou não desempenhar determinada função, mesmo que já tenha alguma experiência na área. Na hora de decidir se candidatar ou não para uma vaga, avalie minuciosamente os requisitos dela e tenha em mente se é ou não viável para você. 

Tenha um currículo diferente e atrativo

 
Se você não tem ideia de como fazer um bom currículo ou de quais informações devem ou não ser inseridas nele, você pode optar por um  gerador de currículo   para te auxiliar nessa jornada. Ele já traz um modelo pronto e pré-definido, onde você só precisa colocar suas informações. A ideia aqui é ter um  norte para conseguir montar um bom currículo  e ainda sair na frente dos demais candidatos por ter um documento que salte aos olhos do recrutador. 

Para conseguir fazer isso, além das informações relevantes e corretas, é interessante definir uma ordem para que as mais importantes possam se destacar e fazer com que você seja chamado para uma conversa inicial ou uma entrevista.
 

A entrevista

 
No momento de entrar na sala e conversar com os recrutadores, é muito importante estar com uma roupa adequada, não muito formal - dependendo da vaga - nem muito informal. Não gesticule muito e nem fale muito alto, demonstre segurança naquilo que está sendo dito e não fique nervoso, dessa forma, suas chances de passar aumentarão. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS