Jogos NFT Brasil: entenda como funcionam saiba como começar a jogar

Entenda como funcionam os jogos que usam elementos típicos, mas são construídos com a tecnologia blockchain e vem incomodando os jogos tradicionais

02/12/2021 11:34
Pexels
(foto: Pexels)

 
As economias virtuais que existem nos universos dos jogos são populares, especialmente em jogos de RPG para multiplayers, como o World of Warcraft, que contam com milhões de jogadores.

Muitos jogos gratuitos são rodados em um modelo 'freemium'; onde os jogadores têm que gastar dinheiro, além de tempo e esforço, para subir na classificação ou obter itens raros no jogo.
Embora esses itens do jogo possam valer algumas moedas, a verdadeira titularidade não é do jogador, mas dos desenvolvedores do jogo.

No Brasil os jogos NFT usam elementos típicos de jogos como pontuação, competição e regras de jogo, mas são construídos com a tecnologia blockchain. Essa combinação levou ao surgimento da GameFi, onde os usuários negociam e trocam ativos do jogo por recompensas financeiras.

Os ativos usados no mundo dos jogos são programados como NFTs, que são de propriedade dos jogadores e colecionadores e também podem ser vendidos. Por exemplo, no jogo Axie Infinity, cada criatura ou ‘Axie’ é negociado como um NFT. Os jogadores podem batalhar com seus NFTs em troca de recompensas de cripto, no caso do Axie, em SLP, o token nativo do jogo.

Vamos explorar as maneiras mais importantes pelas quais os jogos NFT no Brasil incomodam os jogos tradicionais. 

Uma fonte de renda por meio de jogos Play-to-Earn


O novo modelo Play to Earn (jogar para ganhar) é uma fonte de renda para os jogadores que ganham recompensas financeiras por suas atividades nos jogos NFT no Brasil.

Geralmente, há duas maneiras de ganhar dinheiro jogando - trocando NFTs ou ganhando recompensas no jogo e criptomoedas. Os jogadores normalmente investem em um personagem NFT para começar. Os NFTs podem então ser vendidos a outros jogadores em um mercado ou usados para farm cripto e novos NFTs. A propriedade do NFT e dos ativos do jogo pertence ao jogador, não ao jogo.

A ascensão das Guildas para Play-to-Earn


A popularidade dos jogos descentralizados criou Guildas Play-to-Earn que ajudam novos jogadores a começar. Os membros da guilda podem “alugar” ativos no jogo e evitar pagar a taxa às vezes cara para comprá-los, reduzindo assim a barreira de entrada nos jogos NFT no Brasil. O jogador terá o que é necessário para começar a jogar e a guilda receberá uma porcentagem dos ganhos do jogador.

As Guildas Play-to-Earn são um novo fenômeno que depende do sucesso do espaço de jogos NFT e de sua demanda. É uma vitória mútua para ambas as partes. As guildas ganham mais com o aumento de novos jogadores, e novos jogadores podem começar a ganhar dinheiro. Um exemplo de guilda é a  Crypto Gaming United (CGU) , agora com mais de 6.000 jogadores ativos, ganhando dinheiro com o Play-to-Earn.

NFT Staking


O staking NFT é outro desenvolvimento popular e interessante. Alguns jogos NFT permitem que os usuários bloqueiem os NFTs ou criptomoedas em contratos inteligentes, que, por sua vez, geram recompensas na forma de renda passiva. 

Como começar a jogar NFT?


Os jogadores podem começar coletando ou comprando ativos nos seus jogos favoritos de NFT no Brasil (ou ingressando em uma guilda para fazer um empréstimo!). Isso pode ser uma grande fonte de renda extra se você dedicar tempo e esforço suficiente - Divirta-se!

MAIS SOBRE NEGÓCIOS