Vale-alimentação: veja o que muda com o novo decreto publicado pelo governo

O governo federal publicou um decreto que simplifica diversas normas trabalhistas e uma das mudanças é do vale-alimentação distribuídos para os funcionários

18/11/2021 19:31
Freepik
(foto: Freepik)

 
Muitas empresas costumam oferecer benefícios aos seus funcionários e colaboradores, porém o vale-alimentação é concedido de uma maneira diferente das outras vantagens recebidas. Ele é dado em forma de crédito na modalidade de cartão para que as pessoas possam adquirir seus suprimentos mensais, de maneira que o bem estar dos funcionários esteja garantido. 

Ao atribuir benefícios, a empresa mostra o quanto ela valoriza e cuida das pessoas que trabalham para ela. Outra vantagem em fazer isso é estimular os trabalhadores e gerar um maior incentivo para que eles desempenhem bem as suas funções. Isso tudo pode convergir para um bom diferencial da empresa. 

As mudanças no Vale-Alimentação


As  novas informações e mudanças no Vale-Alimentação  abrangem tanto a empresa contratante quanto o funcionário que recebe o benefício e possuem um período de adaptação de 18 meses. 

Funcionários


Uma das principais alterações está relacionada à bandeira do cartão, que não poderá mais ficar restrita a uma única rede de estabelecimentos, seja supermercados, restaurantes e assim por diante.

Agora ele poderá ampliar os locais de compra, porque os lugares que já aceitam um tipo de pagamento, agora deverão aceitar todos. 

Empresas 


No  âmbito das empresas o principal foco das alterações  se deu na hora de contratar ou renovar o contrato desse serviço. Umas das determinações do novo decreto é a de não poder oferecer descontos no valor contratado - o que descaracterizaria a natureza do benefício, que é pré-paga. 

Dessa maneira, as negociações que antes giravam em torno dos descontos e dos preços, agora irão se dirigir mais para o viés do valor ofertado pela própria empresa. Dessa forma, as companhias, no momento de contratação de empresas desse setor, devem focar mais no valor que ela agregará ao seu empregado. 

Como funciona o vale-alimentação?


Até o momento, a empresa precisa definir quais benefícios relacionados à alimentação ela deseja fornecer ao seu colaborador. Isso porque o valor fornecido também pode ser direcionado às refeições realizadas no local de trabalho, em cestas básicas, em forma de cartões ou vales. 

Ao escolher a opção de vale-alimentação as possibilidades de compra aumentam, porque o número de  estabelecimentos que aceitam essa forma de pagamento é maior - é importante lembrar que as mudanças no decreto ainda não estão valendo como obrigatórias. Outra vantagem é que as empresas que possuem cadastro no PAT conseguem realizar a dedução do imposto de renda com os valores que foram repassados aos funcionários no vale-alimentação. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS