Saiba quais são os benefícios dos jogos para o desenvolvimento das crianças

Com a pandemia muitas crianças desenvolveram estresse e ansiedade; os jogos on-lines, de tabuleiros e videogames são benéficos e podem ajudar estas crianças

18/11/2021 12:23
Unsplash
(foto: Unsplash)

 
Com as crianças estudando em casa, muitos pais estão tendo dificuldade em controlar o estresse e a ansiedade das crianças em casa. É importante usar a criatividade para manter as crianças entretidas e ao mesmo tempo ajudá-las a continuar o convívio social com outras crianças.

Além de ajudar a aliviar o estresse, existem outros benefícios nas várias formas de jogos que existem atualmente. Esses benefícios podem até mesmo serem colhidos pelos adultos que jogam com as crianças ou com outros adultos.

Os jogos também podem ajudar as crianças a se manterem ocupadas durante as férias e podem fazer com que elas continuem aprendendo algumas lições importantes durante esse período longe da escola.

Mas para que os jogos possam proporcionar alívio do estresse e outras vantagens é importante escolher bem os jogos que o seu filho joga. Jogos de tabuleiro, jogos educativos e até jogos de videogame podem ajudar no desenvolvimento do seu filho.

Benefícios dos jogos de tabuleiro


Os jogos de tabuleiro são conhecidos de muitos adultos, mas pouco conhecidos pelas crianças da geração atual. No entanto, esses jogos também podem ajudar a aliviar o estresse das crianças em casa e ajudam a desenvolver outras habilidades importantes.

Ajudam no desenvolvimento cognitivo


Jogos de tabuleiro geralmente exigem a criação de estratégias para vencer. Isso se enquadra em um simples jogo de dama ou em um jogo mais complicado como o xadrez. A criação de estratégias nesses jogos pode ajudar o cérebro do seu filho a se desenvolver.

Esse desenvolvimento cognitivo pode refletir como benefício até mesmo na fase adulta para a resolução de problemas do dia a dia.

Ajudam a reduzir o estresse


Os jogos de tabuleiro, assim como outros jogos ajudam a aliviar o estresse, pois no momento do jogo a criança muda totalmente o seu foco para se concentrar somente no jogo. É como se ela se desligasse do mundo externo e viajasse para outro mundo através dos jogos de tabuleiro.

Estimula a leitura


Em alguns jogos de tabuleiro é necessário ler as regras do jogo e outras informações importantes para o desenvolvimento do jogo. Se o seu filho não gosta de ler, você pode estimular a leitura dele com jogos que possuem orientações por meio da leitura, para que ele desenvolva a leitura brincando.

Benefícios de jogos educativos


Além dos jogos de tabuleiro, existem também os jogos educativos que podem ajudar a reduzir o estresse da criança. Mas além de reduzir o estresse, esses jogos também podem ajudar de outras formas, como você pode ver a seguir.

Estimulam o aprendizado


Como o nome já diz, os jogos educativos servem para educar as crianças em alguns aspectos, com menos seriedade. É uma forma mais lúdica de envolver as crianças com o aprendizado. Dessa forma o seu filho pode aprender muitas coisas, sem perceber que está aprendendo.

Ajuda a aprender com erros


Os jogos educativos estimulam as crianças a aprender com cada erro que comete no jogo. Isso é importante porque ao longo da vida de uma pessoa, nem sempre ela vai conseguir ganhar todas as vezes, mas não é por isso que ela vai deixar de tentar e muitas coisas podem ser aprendidas cometendo erros.

Benefícios dos videogames


Muitos pais acham que os jogos de videogames são perda de tempo para as crianças. Mas esse pensamento está equivocado. As crianças também podem aprender muitas coisas com os videogames e esses jogos ajudam muito a aliviar o estresse também.

Melhora o convívio social


Por incrível que pareça, alguns jogos de videogame podem ajudar a criança a melhorar o convívio social. Isso é uma verdade principalmente quando se trata de  jogos on-line . Pois a criança precisa conviver com outros jogadores para que o jogo dê certo. Mas é importante que os pais fiquem atentos também com esses jogos.

Ajuda a seguir regras


Muitos jogos de videogame possuem regras que os jogadores precisam seguir para vencer o jogo. Isso pode ajudar as crianças a obedecerem a outras regras que fazem parte do dia a dia.

Diminui a ansiedade


Alguns médicos recomendam jogos de videogame para ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse nas crianças. Mas como mencionamos, é importante escolher um jogo apropriado para o seu
filho, de acordo com a idade que ele possui.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS