Azimut e XP assinam acordo para formar parceria estratégica

Azimut e XP iniciam uma sociedade para melhorar a capacidade de distribuição da AZ Quest, uma empresa de gestão de ativos brasileira da Azimut

26/10/2021 13:43
Pixabay
Nos últimos 6 anos, Azimut e AZ Quest têm sido pioneiros no desenvolvimento de uma empresa de gestão one-stop-shop (foto: Pixabay)
 
O Grupo  Azimut  ("Azimut"), XP Inc. ("XP") e o fundo de capital privado XP PE ("XP PE") assinaram acordos vinculativos para formar uma parceria estratégica (a "Associação") com o objetivo de desenvolver ainda mais empresa de gestão de ativos da Azimut no Brasil, AZ Quest, a maior parte da qual foi adquirida pela Azimut em 2015. 

Desde então, AZ Quest multiplicou-se por dez, com um AuM de R $ 17,3 bilhões (€ 2 $ 7 bilhões) e uma equipe premiada de gerentes e analistas que abrangem várias classes de ativos. Nos últimos 6 anos, Azimut e AZ Quest têm sido pioneiros no desenvolvimento de uma empresa de gestão one-stop-shop, com uma ampla gama de produtos que inclui renda fixa, ações, longo, curto e macro estratégias, integrada com a Azimut Brasil Wealth Management, rede de distribuição da Azimut no Brasil, que também opera por meio de canais de distribuição de terceiros.

A transação é uma joint venture da XP e XP PE, que juntas terão uma participação minoritária na AZ Quest. Quando se cumpram certas condições, XP e XP PE terão a opção de aumentar sua participação minoritária nos próximos dois anos. A equipe de gestão e investimento da AZ Quest manterá sua participação na empresa, reafirmando seu compromisso com a criação de valor no futuro.

Expectativas da parceria


Com esta parceria, XP e Azimut esperam aumentar as sinergias com a plataforma de distribuição de XP, aumentando a penetração dos fundos AZ Quest por meio da maior plataforma de fundos abertos do Brasil. A AZ Quest será capaz de expandir sua gama de produtos e se tornar um ímã para profissionais de investimento ao se associar a uma administradora de ativos confiável e de alto desempenho no Brasil. Além disso, a XP terá acesso, entre outras coisas, ao Global Asset Management Team da Azimut, com sua gama de produtos líquidos e não líquidos. 

Os fundamentos da economia brasileira, as mudanças nas necessidades dos investidores privados e institucionais e as novas aplicações tecnológicas irão expandir o mercado, liberando assim todo o potencial da AZ Quest para atingir o tamanho certo na sétima gestão da indústria global de ativos.

A Azimut entrou no Brasil em 2013 com o objetivo de desenvolver uma plataforma integrada de produção e distribuição local, por meio de fusões e aquisições e crescimento orgânico. O Brasil representa o terceiro maior mercado externo para a Azimut e uma significativa oportunidade de crescimento para seus negócios internacionais que, lançados em 2011, representam agora 39% do total de seus ativos sob gestão. 

A equipe da Azimut é formada por mais de 150 profissionais de investimento que atualmente administram cerca de 79 bilhões de euros de AuM nos mercados globais públicos e privados, integrados em uma ampla gama de produtos colocados através de canais de distribuição proprietários em 17 países de todo o mundo para mais de 200.000 clientes.

Giorgio Medda, Co-CEO e Chefe Global de Gestão de Ativos da Azimut, comentou: “Este acordo é um marco no desenvolvimento do nosso negócio no Brasil e um passo decisivo para o crescimento futuro da AZ Quest. Sempre respeitamos a capacidade da XP de inovar no mercado financeiro no Brasil, alavancando tecnologia e desenvolvendo um sistema de distribuição de alta qualidade. Juntos, Azimut e XP continuarão a fortalecer sua presença no Brasil e terão como objetivo desenvolver o AZ Quest como o gestor de ativos mais importante do país. Esta operação estratégica, a primeira no ecossistema Azimut, demonstra o valor do nosso desenvolvimento internacional que agora irá beneficiar de uma dimensão e lucros acrescidos. Conseguir tudo isso com o líder em serviços financeiros na América Latina melhorará significativamente a visibilidade e a sustentabilidade de nossos planos de crescimento de longo prazo."

A parceria da XP com a AZ Quest nos dá suporte a um dos gerentes independentes mais antigos do país, conhecido por produtos de alta qualidade, forte infraestrutura e controles operacionais", disse Leon Goldberg, sócio e diretor de gestão de relacionamento e pesquisa de fundos XP.

“Acreditamos que haja uma grande oportunidade de crescimento para gestores de recursos independentes no Brasil, em função da evolução do mercado financeiro local. Com esse co-investimento, esperamos aproveitar o ecossistema XP para estimular o desenvolvimento do AZ Quest ", disse Guilherme Teixeira, sócio do fundo XP Private Equity.

“Ter XP e XP PE em nosso negócio significa ter mais de um parceiro. A XP tem um conhecimento único da indústria brasileira de fundos, uma visão estratégica de longo prazo, uma capacidade de distribuição e, junto com a Azimut, nos ajudará a acelerar o crescimento orgânico e inorgânico. Somos um dos poucos gestores com forte presença e experiência em quase todas as estratégias de liquidez. Pretendemos continuar a diversificar nossa plataforma de produtos e trazer os melhores profissionais para nossa equipe ", afirma Walter Maciel, CEO da AZ Quest. A AZ Quest continuará com total autonomia operacional, que é a marca registrada do gerente. CEO." A XP terá um posto no conselho de diretores da AZ Quest e continuaremos a ser 100% independentes.”

MAIS SOBRE NEGÓCIOS