Pulverizadores: equipamento pode melhorar dinâmica e resultados no campo

Entre os vários tipos de pulverizadores, os modelos manuais são os mais indicados para lavouras pequenas

11/03/2021 15:18
Pixabay
(foto: Pixabay)
 
Melhorar a eficiência e a dinâmica produtiva em áreas agrícolas é um dos grandes objetivos do trabalhador no campo. Para isso, diversos equipamentos surgiram para contribuir com um resultado satisfatório nas lavouras. Dentre as alternativas eficazes na aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes está o uso de pulverizadores. Os equipamentos são importantes aliados para enriquecer os nutrientes das culturas e preservar e desenvolver o solo.
 
Para fazer o investimento correto, o produtor rural precisa saber escolher o equipamento mais adequado. O mercado oferece inúmeras opções de modelos e marcas para atender aos diversos tipos de cultivo. O equipamento a ser escolhido precisa estar dimensionado para as necessidades e as características de cada plantação. Assim o produtor evita desperdícios e gastos desnecessários.
 
Caso você não tenha familiaridade com esse tipo de equipamento, saiba que o pulverizador não cumpre o seu papel sozinho. O equipamento requer o emprego de produtos e o preparo de soluções na concentração certa para ser aplicado na plantação. Os líquidos são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, formando a calda. A função de itens complementares dos pulverizadores é aplicar a calda formada de maneira precisa e pontual, distribuindo o produto uniformemente.
 

Modelo ideal de pulverizadores

 
Há vários tipos de pulverizadores. Os modelos manuais são os mais indicados para lavouras pequenas, jardins e pastos. No entanto, se a procura é por um equipamento que atenda a ambientes de extensão média e grande, o mais indicado é investir em equipamentos que possam ser acoplados a tratores. Talvez seja interessante pesquisar por pulverizador jacto. O fabricante está no mercado brasileiro desde 1948.
 
O porte das plantas e o espaçamento entre as fileiras do plantio também são fatores relevantes a serem considerados na hora da compra. De maneira geral, há pelo menos dez tipos de pulverizadores agrícolas. Porém, os mais usados em tratores são divididos em:
 
  • Pistola: funciona com ar comprimido;
  • Barra: contém bicos dispersores instalados em uma barra longa. Usado em diversos tipos de cultura;
  • Canhão: aplicação é feita em longa distância;
  • Turbo: apresenta uma cortina de ar em formato de leque. É uma boa opção para arbustos porque é composto por um conjunto de ventilador e deflatores. 
 

Alerta: pesquise bem antes de comprar o seu pulverizador 

 
Procure adquirir equipamentos e utensílios agrícolas de fornecedores confiáveis e reconhecidos no mercado. Não vale a pena correr o risco de prejuízos na sua plantação. O mesmo conselho vale para a manutenção. Opte por assistência técnica especializada. A recomendação vale inclusive para serviços mais simples, como manutenção preventiva ou calibragem e troca de peças.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS