Conheça jogos online que mantêm o cérebro ativo e ajudam na memória

Em tempos onde doenças relacionadas à mente humana são tão comuns, manter um cérebro saudável é essencial

05/01/2021 16:47
Pixabay
(foto: Pixabay)

 
Manter o cérebro ativo é um dos desafios do nosso tempo, afinal, mesmo com tantos recursos,  a humanidade ainda vem vivenciando problemas enormes. O acúmulo de estresse e outros quesitos podem deixar a mente cansada e sem vontade de trabalhar, o que pode prejudicar o cérebro.

Assim como um músculo, o cérebro está sempre em movimento e, quanto mais for trabalhado, mais ele ficará fortalecido e maiores serão os benefícios de quem o mantiver ativo.

Os jogos online são algumas das ferramentas que podem ajudar pessoas a aumentarem o seu foco, melhorarem a memória, terem maior disposição mental para diversas atividades - é o que indicam especialistas de diversos estudos sobre a mente humana.
 
Neste artigo, você vai conferir como os jogos online podem ajudar você a ter uma mente ativa.

Como os jogos online podem ajudar o cérebro?


O cérebro humano possui uma capacidade de se modificar e, também, de melhorar as suas funções com a criação de novas conexões neurais. A neuroplasticidade é a responsável por fazer o cérebro ter esse estímulo e, os jogos online, podem ajudar a nossa mente a ter melhores funções, incluindo aumento de desempenho em diversas atividades, melhoria da memória, do foco, da aprendizagem verbal e tantas outras habilidades cognitivas.

O córtex pré-frontal e o campo ocular frontal são ativados de forma positiva durante uma partida ou um jogo online. É como se estivéssemos em uma academia, malhando para fortalecer os músculos.

Em um experimento realizado pelo Imperial College em parceria com a BBC, em janeiro de 2020, mais de 250 mil pessoas foram testadas para estímulos desenvolvidos por jogos eletrônicos e os resultados foram positivos para quem passa horas jogando.

Quais tipos de jogos online podem ajudar o cérebro?


Existem vários tipos de jogos virtuais disponíveis na rede hoje em dia. É claro que muitos jogos não possuem essa função estimulante, mas todos os jogos que envolvam algum raciocínio lógico ou que trabalham com alguma questão da memória podem ajudar não só aliviar o estresse da mente, como serão muito importantes para o desenvolvimento de habilidades de cognição.

Para quem está em busca de uma alternativa interessante para ter essa experiência de manter o cérebro ativo, pode optar por aplicativos de jogos de pintura, jogos online de quebra-cabeça, caça-palavras, raspadinhas e casino online como o Bacana Play, que oferece uma diversidade de jogos para quem ama se divertir sem sair de casa, brincando com os melhores jogos da internet.

A diversão é um ponto alto dos jogos online, pois ajuda a liberar hormônios do prazer e da alegria, dando uma sensação de relaxamento.

Quem pode se beneficiar dos estímulos cerebrais promovidos pelos jogos online?


Qualquer pessoa pode receber os benefícios de manter um cérebro ativo com estímulos interessantes tais como os jogos online, isso são o que comprovam os estudos.

Além do estímulo cerebral, os jogos virtuais podem auxiliar na relação social. Quando é um jogo que precisa de interação, uma pessoa que não tem muitos amigos ou que precisa se relacionar mais com outras pessoas pode ter a chance de se sentir mais acolhida, inserida em algum grupo social.

Por conta disso e de outros fatores, os jogos online têm tido um papel importante na educação de jovens, mas, também, têm tido um papel relevante quando utilizados por pessoas de diversas faixas etárias, incluindo adultos e idosos, desde que feito com responsabilidade.

Idosos podem se beneficiar de jogos online


Em uma pesquisa realizada em um instituto de Londres, o King's College, em 2015, 7 mil pessoas  voluntárias, com faixa etária acima de 50 anos, participaram de um estudo sobre a eficiência de jogos online para o estímulo do cérebro.

A pesquisa, que foi financiada pela Associação Britânica de Alzheimer, percebeu mudanças significativas nas habilidades cognitivas dos participantes que jogavam, ou faziam exercícios de estímulo ao cérebro, pelo menos cinco vezes na semana.

O estudo não chegou a ter uma conclusão sobre a possibilidade de retrocesso do Alzheimer por conta dos jogos online, por exemplo, no entanto, os pesquisadores entenderam que este é um bom caminho para começar a ter bons resultados no combate às demências e na melhoria da saúde do cérebro.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS