Cápsulas personalizadas de café viram tendência e conquistam clientes

Marca aposta na personalização de cápsulas para oferecer uma melhor experiência aos clientes; saiba como levar o produto para a sua empresa

16/10/2020 14:27
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Depois da água, o café é a bebida mais consumida pelos brasileiros. Mais que isso: quase a totalidade (98%) dos lares brasileiros consomem o líquido de sabor intenso e marcante. Entretanto, a xícara de café não faz parte apenas dos lares do Brasil. Esse elemento também faz parte de diversos negócios, como consultórios, hotéis, escritórios e ambientes com recepções.

Nesses espaços, o café se torna mais que um alimento e passa a ser parte de uma experiência. Para obter resultados diferenciados, é possível investir na personalização, como forma de atender completamente aos anseios do público.

Paixão nacional pelo grão


O brasileiro bebe, em média, de 3 a 4 xícaras de café, todos os dias. Somente em 2018, o consumo médio per capita foi de 839 xícaras, o maior índice do mundo.

Como se não bastasse, o número representa um avanço de quase 4% em comparação a 2017. Ao total, quase 24 milhões de sacas foram consumidas a mais, o que representa um acréscimo de 1,4 milhão de toneladas.

Tudo isso demonstra a força do grão na vida do brasileiro e como a bebida faz parte da cultura no país.

Crescimento do consumo de café em cápsulas


O consumo do café torrado e moído, entretanto, já não é a única escolha do brasileiro. Nos últimos anos, pode-se observar uma explosão no consumo de uma nova variedade: as cápsulas de café. Para ilustrar, o crescimento do consumo da bebida nessa forma, entre 2012 e 2013, foi de 46,5%.

A popularização, tanto dos equipamentos quanto das cápsulas, vem tornando possível a expansão desse mercado. A Nespresso, controlada pela Nestlé, é uma pioneira no ramo e tem ganhado projeção desde que desembarcou em solo brasileiro.

Não é para menos, já que o café em cápsulas traz muitas vantagens. Do ponto de vista da sustentabilidade, diminui o consumo (e o desperdício) de pó, água e energia, o que diminui a pegada de carbono. Com ações de logística reversa e reciclagem de alguns componentes, o impacto verde tende a ser progressivamente positivo.

Outra vantagem está relacionada à variedade de bebidas. Enquanto o café em pó tradicional exige máquinas especiais para a fabricação de espressos ou capuccinos, o mesmo equipamento se torna versátil, graças ao uso das cápsulas.

Para muitos consumidores, o sabor também é ideal. Todos os ingredientes são equilibrados e estão na proporção certa. Com um uso fácil, é possível ter uma bebida quente, completa e com o sabor esperado.

Para os negócios e até para os produtores também há benefícios. Afinal, é possível criar a própria marca de cápsulas, por exemplo. 

Importância da experiência do cliente


Na questão mercadológica e de posicionamento, o café também tem a sua importância. Afinal, ele pode ser um recurso usado para criar algo valioso para os clientes (e para os negócios): uma experiência única.

Segundo uma pesquisa da Salesforce, por exemplo, 80% dos clientes afirmam que a experiência que a marca cria é tão importante quanto os produtos ou serviços que oferece. Além disso, quase 60% das pessoas que responderam a pesquisa disseram que trocariam de marca se tivessem uma experiência melhor no concorrente.

A experiência, hoje, faz parte do posicionamento de mercado, da conquista de clientes e, principalmente, da fidelização.
 
O café pode ajudar nesse sentido porque está relacionado ao que é conhecido como marketing sensorial, de experiência ou experiential marketing. Com ele, é possível ativar os sentidos (como paladar e olfato) dos clientes e, principalmente, criar algo diferenciado. É uma forma de demonstrar cuidado e de valorizar o público, o que costuma ser visto com bons olhos.

Retomada de negócios e de competitividade


O momento após as medidas mais duras de isolamento da pandemia abre espaço para a retomada de atuação de muitos negócios. É nessa situação em que restaurantes, hotéis, consultórios e escritórios estão — e precisam encontrar novas soluções para despertar o interesse do público e retomar o relacionamento.

A criação de experiências surge como uma alternativa para diferenciar o negócio e oferecer algo a mais. É, principalmente, uma forma de atender às necessidades e expectativas do cliente e mesmo de superá-las. Afinal, a bebida pode ser usada para dar as boas-vindas e para envolver o público desde o primeiro momento.

Essa decisão está diretamente ligada à criação de experiências e ao fator de gerar surpresa e interesse nas pessoas. Dessa forma, é possível criar as condições para se destacar dos concorrentes e aumentar as chances de ser bem-sucedido na empreitada.

Personalização como elemento de diferenciação


Ao mesmo tempo, os negócios precisam ter em vista que a simples oferta de uma bebida pode não ser o suficiente. Considerando que o café está em quase todas as casas brasileiras, oferecer mais do mesmo não é o bastante para realmente destacar uma marca.

É por isso que a personalização se torna uma saída para que a retomada ganhe tração. Ao mesmo tempo, é preciso considerar as preocupações atuais quanto à customização e ao uso de informações sensíveis, por exemplo.

“Pesquisa mostra que a confiança e o equilíbrio entre personalização e privacidade são fatores-chave para atender às expectativas dos clientes na Quarta Revolução Industrial, e isso está influenciando a maneira como os consumidores pensam e agem”, pontua Daniel Hoe, que atua como diretor de Marketing da Salesforce para América Latina.

Nesse cenário, é possível contratar uma empresa em busca da personalização de cápsulas. Isso permite criar elementos com a marca do próprio negócio ou mesmo uma linha exclusiva para atender aos clientes.

A Capsulatto é a primeira fábrica de Belo Horizonte de cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso. Com um aparato moderno e processos de fabricação completos, a fábrica consegue oferecer cápsulas para negócios de todos os tipos e que desejam encantar os clientes. O destaque fica para o café espresso mineiro, capaz de agradar até os consumidores mais exigentes.

 

 


Para os negócios, como escritórios e consultórios cadastrados, o valor de cada cápsula sai a partir de R$ 1,19, que é o menor valor do mercado. De forma acessível, negócios de todos os tamanhos podem aproveitar o charme das cápsulas para criar experiências únicas e aumentar o valor da marca.

Usar o café para criar experiências significa aproveitar a popularidade da bebida e adicioná-la, de forma personalizada, ao contexto da marca. Com a Capsulatto, consultórios, hotéis, restaurantes e escritórios podem criar as próximas cápsulas, em busca de uma retomada mais adequada.

Se quiser saber mais, visite o site da fábrica e conheça as oportunidades disponíveis.


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