Futebol: falta de prática, devido a pandemia, aumenta o risco de lesões

O principal cuidado, para isso, é um retorno gradual ao esporte, inicialmente com um trabalho de fortalecimento muscular

24/07/2020 15:29
Pixabay
(foto: Pixabay)

 
Após a paralisação forçada dos campeonatos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os treinos e competições estão sendo gradativamente reiniciados no futebol profissional. Muitos brasileiros, amantes do esporte, estão agora na expectativa de retornar para as “peladas” e pela reabertura dos campos de society.

Muito se fala no risco de contaminação com o futebol, devido ao contato próximo com um número grande de atletas e às dificuldades em manter o uso de máscara. Sem os devidos cuidados, é esperado um grande número de lesões, o que, por sinal, já tem sido observado com o futebol profissional.

O futebol é um esporte de alta intensidade e com rápidas acelerações e desacelerações, saltos, contatos físicos e mudanças de direção. Isso depende de um bom controle muscular, sem o qual o jogador não é capaz de recuperar o equilíbrio após um contato físico. Realizar uma mudança súbita de direção sem musculatura preparada para isso é como um carro que chega a uma curva sem freio. Enfim, algumas das mais comuns e mais graves lesões observadas no futebol, incluindo a lesão do Ligamento Cruzado Anterior, as lesões musculares ou as entorses do tornozelo estão diretamente relacionadas a uma musculatura deficiente.

Quando um jogador entra em férias, 30 dias de vida sedentária pode levar a uma perda de até 30% da força muscular. Estamos neste momento há 4 meses em isolamento domiciliar, o que, para a maioria, significa uma vida ainda mais sedentária do que nas férias habituais. Sem os devidos cuidados o risco de lesões será inaceitavelmente elevado.

Ligamento Cruzado Anterior


A lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a causa mais comum de indicação cirúrgica entre jogadores de futebol, tendo um impacto elevado tanto para o profissional como para o jogador de fim de semana. Por isso a lesão está no centro das preocupações entre clubes e profissionais da saúde. 

Estudos apresentam um programa adequado de prevenção, que pode reduzir em até 50% o risco de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior. O site Ortopedista do Joelho traz uma abordagem completa sobre o tema. 


Quais os cuidados que devem ser tomados?


Os cuidados para se evitar a infecção pelo novo coronavírus são fundamentais, seguindo todas as recomendações das autoridades que têm sido amplamente divulgadas na mídia. O que falaremos aqui está mais relacionado aos cuidados para se evitar as lesões.

O principal cuidado, para isso, é um retorno gradual ao esporte, inicialmente com um trabalho de fortalecimento muscular, seguido de um trabalho de condicionamento mais geral, com treinos de corrida, corridas com acelerações e desacelerações, treino específico do futebol para, por fim, voltar a jogar. Isso pode variar a depender do condicionamento físico individual e de quanto cada pessoa foi capaz de se manter ativo neste período de quarentena, Assim, as orientações de um médico especializado em lesões no esporte deve ser considerado para orientar este retorno.

Deve-se lembrar, também, que a maior parte das lesões acontecem na parte final dos treinos ou jogos, quando o jogador já está cansado. Assim, não é recomendável que se retorne diretamente com dois tempos de 45 minutos. Apesar da ansiedade em voltar logo para os campos, ir com muita sede ao copo pode significar um prejuízo e um afastamento muito maior.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS