Brasileiros investem cada vez mais em tratamentos terapêuticos

Definitivamente inseridos na lista de necessidades básicas da maioria das pessoas, segmentos de bem-estar, saúde e higiene movem a economia

21/07/2020 17:46
Freepik
(foto: Freepik)

 
Ainda que a crise econômica pela qual o país vem passando há algum tempo tenha se agravado ainda mais a partir da pandemia de Covid-19, o brasileiro tem surpreendido ao manter – ou mesmo elevar – os gastos com tratamentos estéticos e terapêuticos, neste momento em que esses serviços começam retomar o atendimento presencial.

Levantamento do IBGE, divulgado em 2018 – mas ainda atual – revela que os brasileiros gastam mais com beleza do que com comida, como ficou claro o crescimento de 13% ao ano nas vendas de cosméticos. A classe C, que ganha entre quatro e dez salários mínimos, tem papel essencial neste e em outros indicadores.

Setor de beleza está em constante crescimento


De acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor de beleza cresce, em média, 10,4% ao ano. A entidade estima que 1,5% do orçamento das famílias seja destinado a gastos em produtos e serviços do setor.

Estes números demonstram a preocupação de homens e mulheres com serviços de beleza, higiene e relaxamento, inclusive buscando alternativas como massagens estéticas e terapêuticas.
 
O público masculino brasileiro tem grande “apetite” por produtos de cuidados de saúde, higiene e bem-estar, gastando mais de R$ 20 bilhões, com destaque para itens para barba, banho e pele. 

Tipos de massagens e seus benefícios


Homens e mulheres também têm aderido aos mais variados tipos de massagem, sejam elas estéticas, terapêuticas ou relaxantes.

Para começar, a massagem terapêutica pode ser aplicada em todo corpo. Ao começar pela cabeça, normalmente o profissional incluindo têmporas, coroa, músculos occipitais e couro cabeludo. 

A reflexologia é outra terapia bastante procurada, principalmente por quem tem problemas com estresse. A massagem envolve a aplicação de pressão nas mãos e pés para reduzir dores e trazer benefícios em outras partes do corpo. A pressão em pontos reflexos ajuda a equilibrar o sistema nervoso e estimula a liberação de endorfinas que auxiliam na redução da dor e do estresse.

Nesta mesma linha, o shiatsu é usado para relaxar e aliviar o estresse, a dor e a tensão. Esta massagem japonesa trabalha o corpo todo, mas pode ser aplicada pelo massoterapeuta em áreas específicas, com mãos, palmas e polegares para uma pressão pulsante ou rítmica. 
 
A massagem tailandesa também reduz e alivia a dor e o estresse, com o uso das palmas das mãos e os dedos para aplicar pressão firme ao corpo. Da mesma forma, tem potencial para ajudar e melhorar a flexibilidade, a circulação e os níveis de energia. Famosa mundialmente, esta técnica tem se expandido no Brasil, caindo na preferência de muitas pessoas.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS