Chef compartilha sua experiência de 20 anos na cozinha mineira

Eduardo Avelar uniu todas as histórias em um livro que fala sobre as tradições culinárias nos quatro cantos do estado

15/07/2020 11:46
Reprodução Instagram
O chef com a grande mestra das quitandas de Paracatu, Lazy Ulhoa (foto: Reprodução Instagram)

 
Por 20 anos o chef de cozinha Eduardo Avelar vem desbravando os encantos das cozinhas de diferentes cidades mineiras. Todas as viagens e descobertas deram origem ao livro “Cozinha Mineira - Dos Quintais aos Territórios Gastronômicos”, onde o autor compartilha com os amantes da culinária, sua trajetória.

Uma obra recheada de histórias e emoção, onde o autor relata também seus primeiros passos no mundo das cozinhas, passando por suas experiências, as mudanças de percurso  e  o seu trabalho de anos desvendando os sabores e tradições  nas cozinhas das mais remotas comunidades urbanas e rurais nos quatro cantos de Minas Gerais.

Territórios Gastronômicos


Resultado de suas viagens e análise da identidade gastronômica de cada região, o autor apresenta em seu livro a experiência vivida em cinco territórios gastronômicos, que foram divididos em: Rios, Espinhaço, Mantiqueira, Cerrado e Central. Esses limites foram traçados a partir das similaridades observadas em cada território. 
 
None
 
 
Na publicação, o leitor vai acompanhar cada história como se estivesse analisando um cardápio. Os capítulos foram divididos em couvert, entrada, prato principal e sobremesa, com a intenção de fazer jus à sua jornada culinária. 

Couvert e entrada



No couvert, Eduardo conta um pouco das suas experiências pessoais e familiares que lhe conduziram para a paixão pelas panelas.

Já no capítulo “entrada”,  inicia-se um relato histórico da gastronomia contemporânea mineira, as transformações, a importância dos eventos gastronômicos e fatos que contribuíram para sua evolução e reconhecimento nos últimos 40 anos.

Prato principal e sobremesa


Como prato principal, o chef apresenta  os seus estudos, suas experimentações e observações e a criação do projeto das identidades regionais e a conformação dos Territórios Gastronômicos como proposta para ações de desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Por fim, a sobremesa é apresentada apenas na forma de reflexões e provocações, para os demais atores do segmento, como a comunidade científica, a academia e demais gestores públicos para que se sirvam dos ingredientes colocados à mesa para montarem suas próprias receitas.

O livro é uma publicação da editora Letramento, e pode ser adquirido pelo valor de R$59,90, através do site da editora. Clique aqui e garanta o seu. 

Tags: uainegocio

MAIS SOBRE NEGÓCIOS