Uai Entretenimento

Gastronomia

Chef compartilha sua experiência de 20 anos na cozinha mineira

- Foto:
 
Por 20 anos o chef de cozinha Eduardo Avelar vem desbravando os encantos das cozinhas de diferentes cidades mineiras. Todas as viagens e descobertas deram origem ao livro “Cozinha Mineira - Dos Quintais aos Territórios Gastronômicos”, onde o autor compartilha com os amantes da culinária, sua trajetória.



Uma obra recheada de histórias e emoção, onde o autor relata também seus primeiros passos no mundo das cozinhas, passando por suas experiências, as mudanças de percurso  e  o seu trabalho de anos desvendando os sabores e tradições  nas cozinhas das mais remotas comunidades urbanas e rurais nos quatro cantos de Minas Gerais.

Territórios Gastronômicos


Resultado de suas viagens e análise da identidade gastronômica de cada região, o autor apresenta em seu livro a experiência vivida em cinco territórios gastronômicos, que foram divididos em: Rios, Espinhaço, Mantiqueira, Cerrado e Central. Esses limites foram traçados a partir das similaridades observadas em cada território. 
 
 
 
Na publicação, o leitor vai acompanhar cada história como se estivesse analisando um cardápio. Os capítulos foram divididos em couvert, entrada, prato principal e sobremesa, com a intenção de fazer jus à sua jornada culinária. 



Couvert e entrada



No couvert, Eduardo conta um pouco das suas experiências pessoais e familiares que lhe conduziram para a paixão pelas panelas.

Já no capítulo “entrada”,  inicia-se um relato histórico da gastronomia contemporânea mineira, as transformações, a importância dos eventos gastronômicos e fatos que contribuíram para sua evolução e reconhecimento nos últimos 40 anos.

Prato principal e sobremesa


Como prato principal, o chef apresenta  os seus estudos, suas experimentações e observações e a criação do projeto das identidades regionais e a conformação dos Territórios Gastronômicos como proposta para ações de desenvolvimento do estado de Minas Gerais.

Por fim, a sobremesa é apresentada apenas na forma de reflexões e provocações, para os demais atores do segmento, como a comunidade científica, a academia e demais gestores públicos para que se sirvam dos ingredientes colocados à mesa para montarem suas próprias receitas.

O livro é uma publicação da editora Letramento, e pode ser adquirido pelo valor de R$59,90, através do site da editora. Clique aqui e garanta o seu.