Fitch mantém previsão de queda de 4,6% no PIB mundial em 2020

Dados recentes apontam que apesar da queda este ano, 2021 pode ser um ano de recuperação na economia

01/07/2020 11:54
Freepik
(foto: Freepik)

A agência internacional de classificação de risco Fitch manteve uma estimativa da queda do PIB mundial este ano em 4,6%, de acordo com um relatório do Global Economic Outlook (GEO).
 
Isso se deve a evidências claras de um aumento contínuo da atividade econômica nas últimas semanas.
"Os sinais de melhorias consistentes na atividade tornaram-se mais claros no mês passado, o que inspira a confiança de que abril foi o ponto mais baixo da recessão induzida por coronavírus", disse Brian Coulton, economista-chefe da Fitch Ratings.

"Bloqueios em todo o país que podem prejudicar seriamente a recuperação esperada da economia"


Desde o último GEO, publicado no final de maio, houve sinais mais claros de recuperação econômica, em particular as vendas no varejo nos EUA, Grã-Bretanha e Espanha no mês passado aumentaram acentuadamente em relação a abril, a situação no mercado de trabalho americano melhorou e os valores dos índices dos gerentes de compras (PMI) aumentaram em maio e junho. 
 
Dados diários indicam um aumento significativo no número de visitas a lojas e locais de descanso após o relaxamento das medidas restritivas introduzidas para limitar a propagação da infecção por coronavírus. Além disso, a atividade na indústria da construção está se recuperando rapidamente, de acordo com uma pesquisa da Fitch.
 
Na China, a recuperação também continuou em bom ritmo em maio. Como resultado, as perspectivas para a economia chinesa melhoraram pela primeira vez em muito tempo - um crescimento de até 1,2%, ante 0,7% esperado em maio.

Além disso, as estimativas para a Austrália (para um declínio de 2,7% em relação aos 5% anteriores) e para a Coréia do Sul (para um declínio de 0,9% em relação a 1,2%) foram melhoradas. Prevê-se que o PIB da Alemanha caia 6,3% este ano em relação à previsão anterior de 6,7%, devido ao abrandamento da política fiscal.
 
Em geral, espera-se que a zona do euro reduza a economia em 8%, em vez de 8,2%, de acordo com o da plataforma financeira IQ Option download.
 
Ao mesmo tempo, os analistas da agência pioraram as previsões para as economias do Brasil (antes de cair 7% a partir de 6%), Reino Unido (antes de cair 9% a 7,8% antes), México (redução de 9,1% a partir de 7,4% antes) ), Rússia, Turquia, África do Sul e Indonésia. Além disso, no segundo trimestre, o declínio do PIB britânico pode chegar a 15%.

Em 2021, a Fitch espera um aumento no PIB global de 4,9%.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS