4 dicas para garantir a sobrevivência do seu negócio em tempos de crise

Desde que o coronavírus se alastrou pelo mundo e fragilizou a economia brasileira, muitos micro e pequenos empresários viram seus faturamentos diminuírem drasticamente.

19/06/2020 11:14
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Com menos dinheiro entrando diante da pandemia, os donos de empresas tiveram que reduzir as jornadas dos seus funcionários e até demitir outros impactando na vida de milhares de famílias.  

Em um cenário como esse, alguns se vêem obrigados a fechar seus negócios, pois não encontraram outra forma de driblar a crise e aumentar a lucratividade. A boa notícia é que é possível recuperar as perdas financeiras e dar a volta por cima, com segurança e planejamento, primeiro com mudanças pontuais e depois com a ajuda de uma agência de marketing digital

1. Invista na criação de um site


Com cada vez mais pessoas comprando pela internet, é mais do que obrigatório que você tenha um site profissional. Ele vai funcionar como a vitrine da sua loja, permitindo que seus clientes e futuros consumidores possam comprar o que precisam sem sair de casa.  

Além disso, caso o local alugado para seu negócio funcionar precisar fechar, você ainda tem uma carta na manga para manter as vendas a todo vapor. 

Outro motivo para investir na criação de um site está no fato de você poder desenvolver estratégias de relacionamento com seus atuais e futuros clientes, seja por meio de canais de contato direto (e-mail, telefone, chat) ou indiretos (redes sociais). 

Ambos aumentam sua presença na internet, possibilitando que pessoas de qualquer canto do mundo possam te encontrar e fazer negócios com você. 

2. Reveja seus gastos e defina prioridades


Em um momento de incertezas o melhor que um empresário pode fazer é pôr na ponta do lápis todos os seus gastos com aluguel, ferramentas, materiais, folhas de pagamento, benefícios, entre outros. 

Apesar de ser uma decisão difícil que vai impactar na vida de outras pessoas (seus funcionários, por exemplo), você precisa fazer ajustes, mesmo que isso signifique reduzir salários, comprar matéria prima mais barata ou renegociar o valor do aluguel com o proprietário (adiar ou parcelar o valor que é pago todos os meses).

Ter em mente esses detalhes pode te fazer economizar dinheiro que será necessário para lidar com alguma surpresa no meio do caminho. Essa reserva financeira é fundamental para quem deseja estar preparado para enfrentar qualquer crise. 

3. Considere uma mudança de segmento de atuação


Em alguns casos apenas o planejamento de corte de gastos não é suficiente para manter o seu negócio funcionamento e você precisa pensar em outra alternativa. 

Apesar desse cenário trazer muita inquietação e ansiedade, ele pode te mostrar oportunidades para focar em segmentos mais lucrativos que não estão tão distantes do que você está acostumado a trabalhar atualmente. 

Vamos supor que você seja proprietário de uma academia e até pouco tempo atrás ela era frequentada todos os dias por jovens, adultos e idosos que estavam em busca de um corpo forte e saudável. 

Agora com o menor movimento e talvez com a possibilidade dos planos e assinaturas podendo ser cancelados, o espaço com os equipamentos deve ficar ocioso por mais tempo do que você desejaria.

Usando a sua expertise como professor de educação física ou personal trainer, você pode investir na criação de vídeos com treinos básicos para fazer em casa. 

Paralelamente a isso, pode criar uma loja de artigos esportivos básicos como cordas de pular, pesos, roupas de academia e até equipamentos como pranchas e aparelhos abdominais, tendo um blog para informar sobre as vantagens de cada um desses produtos.  

Em pouco tempo essa estratégia vai posicionar você como uma referência no seu mercado, chamando a atenção de futuros parceiros que vão querer participar das suas ações e de clientes, atraídos pela qualidade da informação e dos produtos vendidos. 

4. Aposte no marketing digital 


Se você já considerou a possibilidade de migrar a sua empresa para a internet, saiba que essa tem sido a escolha natural de muitos negócios, considerando as oportunidades de negócios que tanto uma loja virtual quanto um perfil comercial em uma rede social podem oferecer. 

Mesmo que você não tenha as ferramentas para trabalhar em ambas as esferas virtuais, ainda assim vale a pena considerar a contratação de um serviço profissional, oferecido por uma agência de marketing digital. 

Uma empresa com profissionais focados no crescimento do seu negócio permite que você tenha uma visão ampla do que está dando certo e o que pode ser mudado para maximizar os ganhos a curto, médio e longo prazo. 

Eles vão pensar em estratégias que fazem sentido para o seu segmento crescer e prosperar através dos resultados de busca e também por meio da publicidade online. 

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