Registro de Qualificação de Especialidade é obrigatório para médicos. Saiba mais

RQE precisa ser emitido para médicos que se divulgam como especialistas. Conheça a importância e saiba como obtê-lo com a ajuda da AproMed | Ética e Profissionalismo

21/10/2019 10:08
Divulgação
(foto: Divulgação)
O Conselho Federal de Medicina instrui a todos os médicos que se divulgam como especialistas, informar o número do Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) junto ao número do CRM. Trata-se de exigência do CFM e o descumprimento pode até ser razão para a perda do registro de médico.
 
Por implicar em resoluções tão graves, essa questão merece uma atenção especial. Informar aos médicos o fato é também algo muito importante, pois a desinformação não é aceita pelo CFM como motivo para descumprimento do Código de Ética de Medicina.
 

Exigência para atuar como médico especialista

 
Veja o que afirma o CFM no site oficial, com referência à exigência de citar o número do RQE junto ao número do CRM:
 
É vedado ao médico: “deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, seu nome, seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade”.

 
A exigência é clara. Médicos não podem, de forma alguma, divulgar que são especialistas em um campo médico se não tiverem o título de especialista (RQE). Assim, sem o RQE, não podem divulgar nomenclaturas como Endocrinologia, Endócrino ou Pós-doutorado em endocrinologia. O mesmo vale para as demais especialidades, com informações que não podem ser citadas em jalecos, carimbos, receituários, e nem mesmo aos pacientes caso o médico não tenha o Registro de Qualificação de Especialidade.
 
O caminho é realizar uma residência na área da especialidade desejada ou se preparar para a prova de título de especialista, realizada pela Associação Médica Brasileira – Conselho Federal de Medicina.
 

Importância do RQE

 
Obter o RQE é um desafio que pode ser facilmente superado. Sem ele, não há como ficar. Trata-se de um investimento na carreira e na qualificação profissional, um dever de garantir a preservação da profissão.
 
Após a obtenção do Registro, a vida profissional se tornará muito mais viável. Ele é importante para evitar problemas como a denúncia, uma ação que pode gerar processo ético-administrativo profissional junto ao CRM, processo cível e criminal, além de possível escândalo com a imprensa. 
 

Obtenha seu título de especialista (RQE) com a AproMed!

 
A AproMed | Ética e Profissionalismo é uma instituição de ensino médico especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista e está presente em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Recife. Somos mais de 70 professores, entre mestres e doutores, empenhados com o objetivo de garantir o sucesso dos nossos colegas médicos.
 
Oferecemos cursos preparatórios para as provas de Dermatologia, Psiquiatria, Cardiologia, Endocrinologia e Gastroenterologia, e temos a exclusiva Tríade de Diamantes AproMed, que conta com aulas presenciais, aulas gravadas para rever à vontade e mentoria diária de 8h às 18h, com professores altamente qualificados, com mestrado e doutorado.
 
Acreditamos na metodologia diferenciada, pensada para desenvolver todo o potencial do médico que se prepara para sua especialização. “Por isso, desenvolvemos o Compromisso de Ouro AproMed: aprovamos ou devolvemos. Assim, 50% do valor do curso é devolvido em forma de bolsa de estudos caso o aluno médico não seja aprovado”, ressalta a AproMed. 
 

Serviço

AproMed | Ética e Profissionalismo: especializada em cursos preparatórios para a prova de título de especialista
Conheça a AproMed e conquiste seu título de especialista.
Saiba mais: www.apromed.com.br 
Telefone: 0800 941 7250 
WhatsApp: (31) 99672 0825

MAIS SOBRE NEGÓCIOS