Saudável e fresquinha: gastronomia feita à mão ganha espaço em BH

Preferência dos consumidores por comida artesanal e sem conservantes vem dando espaço a negócios especializados em todo o país, a exemplo da Nakamura Fresh Food, em Belo Horizonte

09/08/2019 12:28
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Mesa de massas e antepastos produzidos de forma artesanal pela Nakamura Fresh Food, que adota o handmade e homemade em sua cozinha (foto: Divulgação)
Alimentação saudável, com menos carne e transparência na cadeia produtiva são algumas das tendências da gastronomia mundial. Cada vez mais, o consumidor quer conhecer o que come: quais são os ingredientes usados, sua origem e como os alimentos são preparados. Nesse contexto, a produção artesanal ganha força.
 
Além do desejo de obter mais informações sobre os alimentos, o desenvolvimento desse nicho está associado à valorização da culinária caseira e de receitas familiares. O mercado da gastronomia artesanal, com comida feita em casa, fornecedores locais e ingredientes frescos, está em amplo crescimento. 
 

Gastronomia artesanal

 
Alimentos artesanais são tipicamente produzidos em ambiente familiar, dentro da própria casa dos produtores e em escala reduzida. Queijos, massas, bebidas, geleias, conservas, pães e pratos diversos fazem parte do cardápio. Muitos são desenvolvidos a partir de receitas de família, destinados a um público restrito e local.
 
A receita de sucesso para a gastronomia artesanal passa, em muitos casos, pela exclusividade e pela qualidade dos produtos, asseguradas por um relacionamento próximo e transparente com a clientela. As marcas vendem produtos que evocam a lembrança e o sabor de um prato preparado em casa, com carinho e cuidado. O segredo está em aliar técnica, bons fornecedores e valorizar a produção em menor escala.
 
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Massa artesanal produzida pela Nakamura Fresh Food (foto: Divulgação)
 

Alimentos frescos e sem conservantes

 
Segundo estudo da agência de pesquisa Euromonitor International, nos últimos anos há um crescimento no consumo de alimentos saudáveis no Brasil. Hoje, 22% da população brasileira prefere alimentos naturais e sem conservantes.
 
Cada vez mais, brasileiros buscam comidas e bebidas artesanais, produzidas sem o uso de ingredientes industrializados. Além de mais saudáveis, são alimentos que possuem um sabor caseiro e mais agradável. A previsão é que o volume de vendas para esse segmento continue crescendo.
 
O uso de ingredientes frescos e sem conservantes leva muitos produtores a optarem por fornecedores pequenos e locais. “Nós buscamos parceiros que entregam comida fresca. Para saladas, temos uma fornecedora de Macacos (nome popular do município mineiro São Sebastião das Águas Claras) que produz vegetais orgânicos em casa. Para os ovos, um parceiro que trabalha com galinhas caipiras. Nós valorizamos os pequenos produtores: quem, como nós, produz em pequena escala”, conta Poliana Braga, professora de marketing que divide seu tempo entre a cozinha e as salas de aula.
 
O negócio familiar começou com a produção caseira de pizzas de massa fina, crocante e quadrada, tipicamente italiana. Depois o casal passou a produzir massas e a panificar. Hoje, desenvolvem um menu semanal para encomendas. Criada em 2019, a marca já conta com clientela fixa em condomínios de Nova Lima e alguns bairros da região Sul de Belo Horizonte.
 
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Massas e antepastos artesanais produzidos pela Nakamura Fresh Food, em Belo Horizonte (foto: Divulgação)
 

Vendas e relação com consumidores

 
Assim como em muitas cidades brasileiras, cresce o número de marcas locais de alimentos e bebidas artesanais em Belo Horizonte. Esses produtos chegam a feiras de rua, mercados e prateleiras de lojas da capital mineira, mas ganham projeção nas redes sociais e em grupos do whatsapp.
 
É o caso do negócio de Poliana Braga e Paulo Nakamura. A dupla foi das noites de pizza com os amigos para feiras regionais e eventos, mas hoje a maior parte das vendas é feita em grupos fechados do whatsapp. Os sócios administram os grupos e conversam diretamente com os clientes. Às terças-feiras, divulgam o menu semanal via aplicativo e instagram da marca.
 
O casal agenda e faz as entregas, pessoalmente. “Nós temos esse contato direto com o público nas entregas. É um momento em que as pessoas conversam e dão sugestões”, conta Paulo Nakamura.
 

Preparo cuidadoso

O mercado da gastronomia artesanal está em fase de crescimento, mas a competitividade é alta. Um bom trabalho com a marca e a criatividade ao cozinhar ajudam o negócio a ganhar espaço. Paulo Nakamura, designer de automóveis aposentado, conta que usa a experiência com o design na cozinha. “Eu acabo utilizando esses conhecimentos para fazer o prato, para decorar. Mas não basta entender de cores e de composição, tem que ter também um feeling da cozinha, que a Poliana tem”, diz.
 
A quatro mãos, o casal utiliza a cozinha da casa da família para desenvolver e preparar os produtos. “Compramos forno e equipamentos específicos, mas é tudo feito dentro da nossa casa. É uma cozinha feita por gente: massa e pães amassados na mão”, relata a mineira. O negócio é baseado nos conceitos homemade e handmade.
 
A comida é preparada a partir de estudo e planejamento prévio para estruturação dos menus. Depois que a Poliana propõe o cardápio para a semana, Nakamura desenvolve as receitas, faz testes e estrutura os produtos finais. O resultado são alimentos frescos, exclusivos, preparados com cuidado e que chegam prontos para consumo na casa dos clientes.

Serviço 

Nakamura Fresh Food – marca de gastronomia artesanal de Belo Horizonte. Eventos e encomendas de pizzas, pães, antepastos e massas frescas.
Funcionamento: diário, com divulgação do menu semanal às terças-feiras.
O menu semanal é disponibilizado no grupo fechado da marca, no Whatsapp. Para fazer parte do grupo, entre em contato com um dos responsáveis (Poliana Braga ou Paulo Nakamura).
Telefone/Whatsapp: (31) 99308-8367
Instagram: @nakamurafreshfood 
 

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