Mineiro muda de carreira aos 59 anos e conquista BH com comidas artesanais

Chef responsável pela Nakamura Fresh Food, o empresário Paulo Nakamura tem ganhado o paladar dos belo horizontinos com produtos frescos produzidos em casa em parceria com a esposa

30/07/2019 14:38
Jair Amaral/EM
Paulo Nakamura e Poliana Braga, casados e sócios no empreendimento (foto: Jair Amaral/EM)
Durante 36 anos, Paulo Nakamura atuou como designer automotivo. Hoje, aposentado, usa seus conhecimentos com cores, composições, gerenciamento de equipe e execução de projetos na cozinha. Ao lado da esposa e sócia, a professora de marketing mineira Poliana Braga, aceitou o desafio de um novo projeto: juntos, construíram o conceito da marca Nakamura Fresh Food. O negócio familiar leva um variado menu de pães, massas e pizzas artesanais até a casa dos clientes, em Nova Lima e Belo Horizonte.
 
“Minha transição da carreira de designer para chef vem acontecendo devagar. Uma hora me sinto designer e outra, chef”, diz Paulo Nakamura. O chef Naka, como é conhecido na cozinha, conta que sempre gostou de preparar as próprias refeições. Quando se mudou para Belo Horizonte e foi morar sozinho, testava receitas que lia em revistas. 
 
“Tive que aprender a fazer mais pratos, para variar e não ficar no miojo e no ovo frito. E quando eu conheci a Poliana, isso evoluiu. Ela sempre gostou de comer bem e eu queria me aprimorar, entender porque eu cozinhava e como poderia fazer melhor”, explica. O paulistano ainda atuava no mercado automotivo quando se formou em um curso tecnológico em gastronomia.
 
Divulgação/Nakamura Fresh Food
(foto: Divulgação/Nakamura Fresh Food)
 

Novos caminhos pela gastronomia artesanal 

Na cozinha de casa, Nakamura começou a testar e aprimorar receitas para massas de pizza. Primeiro, fazia noitadas de pizza com os amigos, com massas finas, crocantes e quadradas. Depois, o casal levou o produto para feiras em Casa Branca e Betim. 
 
“E, nessa feira em Betim, deu muito certo, vendemos tudo! Começamos assim. O Paulo se aposentou muito novo, muito ativo, e eu sempre fui empreendedora. Então naquele momento resolvemos ter um novo rendimento”, conta Poliana.
 
O mercado de alimentos e bebidas artesanais é crescente. Enquanto consumidores desejam produtos mais frescos e com tempero caseiro, produtores buscam alternativas para ampliar a renda familiar. 
 
“A gente observa que o potencial desse segmento tem crescido muito. Até em função do momento da economia. Muita gente está desenvolvendo negócios para aumentar a renda, para o sustento da família”, opina a sócia da Nakamura Fresh Food.
 
Mas o casal lembra que foi preciso coragem para se aventurar em novas empreitadas e se recolocar no mercado. “O Paulo saiu de uma carreira estável e começamos a investir em algo completamente novo. E o negócio foi se autodefinindo. Eu falo que é um modelo híbrido ainda, mas que valoriza sustento e qualidade de vida e que otimiza o investimento da nossa casa”, afirmam.
 
A mineira explica que a casa da família, onde vivem o casal e a filha, de 4 anos, possui um modelo que ela chama de “cozinha vivência”: a cozinha é um ambiente aberto e central, onde hoje são desenvolvidos e preparados os produtos da marca.

Valorização da cozinha 

Divulgação/Nakamura Fresh Food
(foto: Divulgação/Nakamura Fresh Food)
A centralidade da cozinha no espaço familiar está presente nos valores do casal, que criou uma nova relação com a comida. “Passamos a sair para ter experiências nos lugares, não necessariamente para comer. Paramos de frequentar restaurantes mais pasteurizados, e a comida se tornou esse lugar do encontro e do aconchego da família”, ressalta Paulo Nakamura.
 
Essa percepção sobre a alimentação é marca do negócio familiar, que valoriza a alimentação saudável, orgânica e com atitude. Mel, queijos, saladas, manteiga e ovos, entre outros produtos, são comprados de pequenos produtores locais. A dupla valoriza ingredientes frescos e de qualidade, investe na produção artesanal (handmade e homemade) e considera que luxo é comer comida feita por gente.
 
“Aprendemos que é possível ganhar dinheiro de uma forma diferente, atingir pessoas com uma abordagem mais pessoal e que é possível comer bem, de forma fresca e diferente todos os dias”, afirma Poliana. 
 
Divulgação/Nakamura Fresh Food
(foto: Divulgação/Nakamura Fresh Food)
 
O menu da Nakamura Fresh Food varia a cada semana. Primeiro, Poliana elabora uma proposta de menu que considera os ingredientes sazonais que podem ser comprados frescos e com maior qualidade dos fornecedores. Depois é a vez de Paulo Nakamura, que testa receitas até chegar aos produtos que serão oferecidos na semana. 
 

Clientes, encomendas e crescimento


A marca possui clientes fixos para as massas artesanais e encomendas programadas de pães, principalmente em condomínios de Nova Lima e alguns bairros de Belo Horizonte, como Belvedere e Vale do Sereno. 
 
Às terças-feiras, a dupla divulga, em grupo fechado do Whatsapp, as pizzas, massas, pães, roscas e focaccias que podem ser adquiridas durante a semana. Os clientes entram então em contato, e o próprio casal faz as entregas dos produtos. “É tudo fresco, esse é nosso primeiro cuidado. Entregamos pratos que podem ser consumidos na hora, no máximo até dois dias depois”, explica Paulo. 
 
Além das encomendas semanais, a Nakamura Fresh Food trabalha também com pequenos eventos, como brunch e jantares para até 20 casais. “Costumamos oferecer finger food (alimento consumido diretamente com as mãos) e somos muito conscientes sobre o que se gasta e o que se desperdiça, temos muito cuidado”, diz a mineira.
 
Todo o trabalho de divulgação é feito por telefone, por whatsapp, em grupos fechados administrados pelo casal, e pelo Instagram (@nakamurafreshfood). Os clientes conversam diretamente com a dupla. 
 
“Nós fazemos tudo: pensamos, criamos, testamos, produzimos, lançamos, divulgamos e entregamos. É um modelo familiar de empresa, que está crescendo, mas ainda é tudo feito por nós mesmos”, afirma a sócia.
 
Divulgação/Nakamura Fresh Food
(foto: Divulgação/Nakamura Fresh Food)
  
Já planejando a expansão, o casal estuda como crescer, sem perder as características do negócio. Atualmente, possuem um segundo projeto de cozinha, também na casa da família. A ideia é tornar o processo e os instrumentos de trabalho mais profissionais. Paulo Nakamura ainda especula: “quem sabe em breve teremos uma pequena equipe?”, diz.
 

Serviço 

Nakamura Fresh Food – marca de gastronomia artesanal de Belo Horizonte. Eventos e encomendas de pizzas, pães, antepastos e massas frescas. 
Funcionamento: diário, com divulgação do menu semanal às terças-feiras.
O menu semanal é disponibilizado no grupo fechado da marca, no Whatsapp. Para fazer parte do grupo, entre em contato com um dos responsáveis (Poliana Braga ou Paulo Nakamura).
Contato: (31) 99308-8367 (telefone/whatsapp)
Instagram: @nakamurafreshfood 

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