Uai Entretenimento

Sono do bebê

Técnicas ajudam a melhorar o sono do bebê e qualidade de vida das famílias

- Foto: Divulgação/Debora Coghi
 
“Aproveite para dormir enquanto pode!”. Esse é um dos conselhos que as mulheres mais escutam durante a gestação. A ideia de que bebês não dormem — ou, pelo menos, não dormem bem — já é tomada como verdade há gerações, trazendo preocupação, sofrimento e frustração para inúmeras mães. 

Por que é tão difícil fazer o bebê dormir a noite inteira? Por que eles acordam de hora em hora? Como a mãe pode cuidar bem de seu filho sem conseguir dormir direito?

Debora Coghi, consultora em ritmo familiar e sono materno-infantil, ajuda a responder tais perguntas com sua experiência em ajudar famílias a estruturar rotinas saudáveis para os bebês.

O que é a consultoria em sono materno-infantil?

Para a especialista, a privação do sono afeta não só o bebê, mas a qualidade de vida da família na totalidade. Por isso, Debora refuta a percepção de que bebês simplesmente não dormem e que precisamos nos acostumar com isso. O segredo, para ela, está em estabelecer uma rotina de sono.

Em seu trabalho de consultoria, Debora Coghi se insere no núcleo familiar de cada cliente. O objetivo é ajudar a criar todas as condições favoráveis para o sono do bebê, mudando os hábitos da casa e educando os pais para manter a rotina da criança. 

Os ensinamentos funcionam para vários perfis de bebês, inclusive aqueles que mamam durante a madrugada — os que costumam dar mais trabalho na hora do sono. 

Segundo a consultora, existem algumas técnicas que são universais e que podem ser aplicadas em qualquer caso. Mas cada família tem as suas particularidades, e é fundamental respeitá-las na hora de construir a rotina de sono do bebê. 

Como a consultoria ajuda as famílias?

Como o próprio nome diz, a consultoria vai auxiliar famílias a estabelecerem um ritmo saudável de atividades em casa, de forma que essa rotina contribua para boas noites de sono para os pais e para o bebê. 

O trabalho pode acontecer em diversas fases do desenvolvimento da criança. Pode ser que o bebê tenha dificuldades para dormir desde o primeiro dia em casa; em outros casos, os problemas começam com a redução da amamentação durante a madrugada, o chamado desmame noturno, que começa a acontecer a partir dos 06 meses. 

A prioridade é entender como cada bebê se comporta, do que precisa para dormir melhor e o que acontece quando ele não dorme bem o suficiente.
Para isso, a família aprende a ler os sinais que o bebê fornece, como as crises de choro no meio da noite, o sono agitado e a resistência para ser colocado para dormir. 

Como explica a especialista Debora, muitas dessas dificuldades têm a ver com a rotina dentro de casa. Muita luz à noite, por exemplo, pode dificultar o relaxamento do bebê e provocar mais resistência para dormir. O uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, como a televisão e o celular, pode causar um sono mais inquieto.

Ao decifrar o comportamento do bebê, a consultoria dá autonomia para os pais tomarem decisões simples quando a criança estiver dormindo, como trocar ou não uma fralda durante a noite. Além disso, a especialista também ensina como manter a rotina de sono fora de casa e aos fins de semana. 

“A primeira coisa que temos que ter em mente é que pais espertos seguem a mesma rotina diária de horários por pelo menos 5 dias na semana. Isso constrói confiança com as crianças e faz com que tudo fique mais tranquilo e previsível”, afirmou em entrevista. 
 
- Foto: Divulgação/Debora Coghi 

Método de Debora Coghi

Debora se tornou consultora a partir da sua própria experiência. Depois da chegada de Davi, seu filho, ela sofreu com a depressão pós-parto e com as dificuldades de um bebê que não dormia. Com a ajuda de uma consultora, Debora conseguiu se educar e proporcionar uma boa rotina para o filho, que passou a dormir por até 11 horas durante a noite. 

Ela conta que o caminho não foi fácil, mas que despertou nela o desejo de aprender mais sobre o sono do bebê.
Aos poucos, passou a ajudar outras mães conhecidas, e o sono materno-infantil deixou de ser um pesadelo pessoal, para ser a sua carreira. 

Contar com uma consultoria especializada ajudou não só a melhorar a qualidade do sono do filho de Debora, mas também a restaurar o relacionamento com o marido e a recuperar sua saúde mental.

Depois de muitos estudos, com foco na Pedagogia Waldorf e na Antroposofia, a consultora descobriu que o sono do bebê não era um mistério indecifrável e que era possível levar esse conhecimento para outras famílias. 

Em Belo Horizonte, a especialista vai falar sobre a importância do ritmo diário para o sono infantil, e afirma que vai trazer ensinamentos importantes para ajudar pais e mães a entenderem onde estão os verdadeiros problemas. 

“A gente não entende, continua cometendo os mesmos erros sem perceber que está fazendo alguma coisa que está prejudicando. Então a palestra tem o intuito de desmistificar o universo do sono infantil, compartilhando informações relevantes”, conta. 

Com cinco anos de atuação no mercado mineiro, Debora já atendeu mais de 600 casos como consultora. Ela garante que o diferencial está na forma de abordar o problema: “ é muito indicado por pediatras e profissionais de saúde do cuidado materno-infantil, por ser uma abordagem gentil. Eu não deixo a criança chorando, o que geralmente é uma das estratégias que mais se usa para resolver problemas de sono”.  
 
 

Compartilhando experiências 

Além de atuar de forma personalizada dentro dos núcleos familiares, Debora promove palestras que ajudam a agregar conhecimento às mães e pais que buscam obter mais qualidade de vida por meio de uma rotina mais harmoniosa ao lidar com o sono da criança.
A próxima acontece em Belo Horizonte, com o tema “A relevância do ritmo diário e seu impacto no sono infantil”, no dia 25 de maio, no LUME - Jardim de Infância Waldorf. As vagas são limitadas.

Serviço

Palestra “A relevância do ritmo diário e seu impacto no sono infantil” com Debora Coghi, consultora em ritmo familiar e sono materno-infantil.
Local: LUME Jardim de Infância Waldorf
Data: 25 de maio, de 9h às 12h
Vagas: 80 vagas disponíveis (mais da metade já foi preenchida!)
Garanta sua participação: vendas online
Mais informações podem ser obtidas no e-mail contato.deboracoghi@gmail.com ou nas redes sociais da consultora:
Facebook - facebook.com/coghidebora
Instagram - instagram.com/debora.coghi

 
 

.