Ilha de Comandatuba (BA) – Você está pensando em abrir uma franquia nas áreas de estética ou alimentação? Pois saiba que está no caminho certo. Isso porque pesquisa divulgada durante a 18ª Convenção da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que se encerra hoje, em Comandatuba, na Bahia, revelou que o segmento saúde, beleza e bem-estar lidera o ranking mineiro de desempenho e crescimento de franquias, com participação de 22,7% no total de operações. Seguido do de alimentação, ranqueado na segunda posição, com participação de 22,2%.
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Setor de franquias mira cidades do interior, de olho em bons negóciosO que você precisa saber sobre microfranquiasNa ponta do lápis, o modelo de negócio, que também inclui segmentos fortes, como moda (com 11,9% da fatia), serviços educacionais (14,9%), casa e construção (8,5%) e serviços em geral (7,3%), faturou soma superior a R$ 6 bilhões no primeiro semestre deste ano, com aumento de 13% em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de novas redes franqueadoras também subiu (16%), assim como o de novas unidades de franquias (10%).
A convenção reuniu, de quarta-feira até hoje, cerca de 500 associados, em torno do tema Propósito, colaboração e transformação. A reunião da “elite” do franchising brasileiro funciona como painel para troca de ideias, exposições de fornecedores e projeções em torno de expectativas de mercado. Participante do evento como associada e presidente do braço mineiro da ABF, Danyelle van Straten, proprietária da franquia Depyl Action, de depilação e estética do pelo, sobrancelhas e cílios, está com novidades no negócio, que já soma 106 unidades no Brasil.
Em BH, são cinco, além de uma em Nova Lima (Seis Pistas) e uma em Governador Valadares. “Estamos evoluindo para proporcionar uma experiência cada vez mais completa para o consumidor, ampliando a oferta de serviços e a expertise do negócio com profissionais cada vez mais especializados. Tanto que treinamos os funcionários do zero e preferimos os que não têm experiência prévia para formá-los de acordo com nossa missão e valores”, aponta.
INOVAÇÃO A empresária conta que a primeira unidade da capital (na Savassi), está passando por reforma, para funcionar, a partir de dezembro, como modelo nacional para a nova formatação da franquia. Entre os serviços de ponta oferecidos, Danyelle cita soluções para a deficiência de pelos (micropigmentação de áreas falhas ou calvas e extensão de cílios, por exemplo), coloração e descoloração, apara e epilação (retirada dos pelos com a “raiz”) e tratamentos para folículos encravados e manchas, entre outros. “São serviços personalizados, que atendem à demanda individual do cliente.”
A adaptação aos novos comportamentos e demandas da sociedade contemporânea também estão na ordem do dia, incluindo aí a oferta de serviços para o público masculino, fatia que chega ao século 21 ávida por atenção, apresentando crescimento médio de 20% ao ano em relação à busca por serviços estéticos. “Nosso objetivo é funcionar como centro de excelência em estética do pelo, para homens e mulheres, abraçando a diversidade e a pluralidade. Para tanto, apoiamo-nos em experiência longeva na área: são mais de 20 anos no mercado de franquias, desde a abertura da primeira loja, em 1996. Estamos presentes em 24 estados e no Distrito Federal (DF), incluindo Pará (oito unidades), Amazonas (cinco) e Pernambuco (seis). Toda a rede realiza mais de 140 mil atendimentos/mês e só chegamos a esses números oferecendo atenção, inovação e profissionalismo.”
NÚMEROS A franqueadora conta que os candidados a uma franquia da marca passam por avaliação, que leva em conta valores imateriais antes de qualquer outro processo.
A expectativa de retorno para o investimento gira em torno de três anos, a lucratividade média é de 15%, com o faturamento na casa dos R$ 80 mil. “Sem dúvida, o segmento saúde, beleza e bem-estar é um dos mais atrativos do franchising brasileiro, tanto pelo desempenho atual quanto pela expectativa real de expansão”, conclui.
* A repórter viajou a convite da ABF.