Como aumentar seus negócios no Instagram utilizando uma ferramenta de automação

18/06/2018 16:08

Foto: João Leite Valente
Samuel Liberato, Diretor de Sucesso do Cliente e Michel Ank, CEO do Bume (foto: Foto: João Leite Valente)
Negócios que desejam ter sucesso em vendas devem recorrer às ferramentas certas. As estratégias de marketing digital são muito efetivas, especialmente nas redes sociais. No caso do https://www.marketingnasredessociais.com.br/como-criar-conteudo-para-o-instagram/?utm_source=Diários Associados&utm_medium=Criar conteúdo Instagram&utm_campaign=BacklinkExterno">Instagram, usá-lo da maneira adequada pode trazer muitos benefícios.

Repleta de recursos, a plataforma não precisa ser utilizada apenas de um jeito manual. É possível investir em abordagens automáticas para obter efeitos de produtividade e resultados ampliados.

Quer saber por que e como empregar uma ferramenta de automação no Instagram? Então, descubra como aumentar os seus negócios!

Por que usar o Instagram?

Por mês, o Instagram apresenta 800 milhões de usuários por mês. Diariamente, há meio bilhão de pessoas que visualizam e/ou compartilham novas publicações.

Os resultados se tornaram ainda mais impressionantes desde o lançamento do recurso Stories. As publicações com tempo limitado trouxe 200 milhões usuários extras e consolidou a rede social como uma das maiores do mercado.

Quando a análise é feita por país, o Brasil se destaca. Os brasileiros compõem a segunda maior base e somam 50 milhões de pessoas. Para o seu negócio, isso significa poder impactar possíveis compradores com uma boa estratégia.

Quais são os resultados sobre as vendas?

Nas vendas, a rede social é igualmente importante. De acordo com a plataforma, 80% dos usuários afirmam seguir pelo menos um negócio no Instagram. Além de tudo, 60% afirma já ter ouvido falar sobre um item ou serviço enquanto usava a rede social.

Entre os posts com destaque, 65% deles contam ou tratam de algum produto. O volume, inclusive, é maior até que em relação às celebridades ou de estilo de vida. Nos últimos tempos, o Instagram se transformou em uma grande vitrine virtual, sem perder o apelo de entretenimento e diversão.

Por ser uma das ferramentas mais completas oferece visibilidade para o empreendimento, influencia a tomada de decisão e ainda facilita a geração de leads e oportunidades concretas de vendas.

Qual a importância do planejamento de marketing?

Para aproveitar essa rede social, é indispensável contar com um planejamento de marketing robusto. É necessário definir quais são os objetivos com a atuação e quais são as melhores estratégias.

O Instagram é, acima de tudo, uma rede social visual, então é preciso elaborar um calendário editorial. Planeje quais serão as fotos e os vídeos postados e quais os objetivos com cada um.

Não se esqueça de definir questões como linguagem, público-alvo e métricas para realizar o acompanhamento. Se estiver em busca de efeitos ainda melhores, é válido selecionar uma solução de automação que seja robusta e funcional.

Como vender mais com a ajuda das ferramentas de automação no Instagram?

As ferramentas de automação trazem facilidade para as empresas que utilizam os recursos e procuram simplificar várias etapas. Com a escolha de um serviço adequado, você terá acesso a vários elementos que ajudam na tarefa de como vender mais.

Entre os recursos que surgem em uma boa plataforma, estão:

Segmentação de público

Nem toda oferta é adequada para todas as pessoas de um negócio. Há alguns serviços ou produtos que têm melhor conversão em grupos segmentados. Por isso, é muito interessante contar com uma alternativa de segmentação de público.

A partir da definição do perfil ideal, você consegue determinar qual é o tipo de usuário que pretende atingir ou que almeja como seguidor. Também é possível fazer especificações quanto à criação de anúncios e quanto ao direcionamento de ações que variam com o período do ano ou do dia.

Agendar postagem

O Instagram é uma rede social ágil, em que as pessoas são atingidas por conteúdos com frequência. É preciso marcar presença na experiência do usuário, de modo a fixar a marca e aumentar as chances de conversão. Em geral, significa realizar mais de uma postagem por dia.

Para atingir bons efeitos, o melhor é fazer tudo de forma programada. Ao agendar postagem, você tem a certeza de que conteúdo certo será postado no momento ideal, sem complicações. Para completar, é um jeito eficiente de maximizar a produtividade.

DM automática

O engajamento é uma das peças importantes para conquistar as vendas. Ao criar e cultivar relacionamentos, a sua marca se faz presente no cotidiano das pessoas e pode transformá-las em clientes ou até fidelizá-las.

No Instagram, uma maneira de fazer isso é a partir das mensagens privadas ou DMs. Com as ferramentas de automação, é possível enviar DMs automáticas com recados personalizados, como para apresentar um produto ou agradecer a interação. Assim, o contato fica mais humanizado e o empreendimento consegue se destacar.

Esse recurso, inclusive, traz um senso de exclusividade e demonstra que o cliente tem relevância. Com a satisfação ampliada, pode ocorrer um aumento no valor das vendas, por exemplo.

Interação automática

Embora a DM seja importante, ela não é a única alternativa de interação. Ainda há a chance de oferecer likes e comentários, além de seguir as pessoas. Isso estimula a captação de novos seguidos com potencial e que estejam interessados em seu produto ou serviço.

Os recursos de automação permitem planejar quais serão as interações executadas, quando elas acontecerão e de que maneira. É possível definir o volume de pessoas que serão seguidas por dia ou quantas curtidas e comentários serão distribuídos.

Isso alinha a estratégia e, principalmente, evita que o seu perfil se torne apenas um megafone de ofertas, produtos e serviços. Com a criação de uma comunidade fortalecida e participativa, o empreendimento terá resultados cada vez melhores.

Avaliação de relatórios

Depois de elaborar o planejamento de marketing e colocá-lo em prática no Instagram, é essencial acompanhar a performance e identificar o que deve ser modificado. Nos recursos automatizados, a avaliação de relatórios é simples e centralizada, o que ajuda a verificar os principais efeitos.

A geração de relatórios eficientes também é fundamental para conhecer o desempenho das ações relevantes e identificar o que deve ser modificado. Como resultado, há como vender mais com maior facilidade.

Atendimento online

Além de servir como um canal de divulgação e de aumento de alcance, o Instagram ainda pode funcionar para fortalecer o atendimento dos clientes e oportunidades em potencial. Com um atendimento online reforçado, o relacionamento com os consumidores é favorecido, bem como a fidelização.

Com o uso consistente desse canal, tanto pelas DMs e interações automáticas, quanto pelo contato real, o elemento de automação amplia as chances de consolidar novas vendas.

O Instagram é um ótimo espaço para empresas que desejam saber como vender mais. Ao entender como usar as ferramentas de automação, os efeitos conquistados serão diferenciados.

O que você pensa sobre aproveitar essa oportunidade para obter conversões? Conte nos comentários e participe do debate!

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