O que você precisa saber sobre microfranquias

03/05/2018 08:57

O sistema de franquias é reconhecido por possibilitar grande diversidade de investimentos e uma oportunidade para quem deseja empreender. Franquias de pequeno porte e cujo valor total de investimento seja de até R$90 mil são compreendidas como microfranquias e representam boa parte do segmento no Brasil. Esse formato vem chamando a atenção e ganhando muitos adeptos. Por essa razão, entenda um pouco mais sobre suas vantagens e quais cuidados devem ser tomados ao selecioná-lo.


As microfranquias têm se apresentado como grande tendência, pois o segmento demanda investimentos menores, oferece menor risco e apresenta um negócio já testado, características que conferem maior segurança do que negócios próprios. Por isso, as redes que apresentam o modelo amadurecem processos e as que não os ajustam, proporcionando que as microfranquias conquistem cada vez mais espaço no país, que já conta com mais de 500 opções (dado da Associação Brasileira de Franquia).


O formato tem grande importância, já que facilita o acesso de muitos empreendedores ao franchising, pois muitas pessoas ainda conhecem pouco do sistema e acreditam que só existem opções que demandam alto investimento e que são preparadas somente para as grandes cidades. Essa configuração também possibilita que as redes se adaptem às mudanças e sazonalidades do mercado e implica racionalização dos custos, contribuindo para maior efetividade da rede como um todo e para um maior alcance da marca no território nacional.


As microfranquias são compatíveis com vários setores, mas são mais comuns nos serviços. Oferecem maior flexibilidade e comumente são adaptadas para o modelo home-based, que permite que o franqueado trabalhe da própria casa. Podemos observar diversos exemplos: franquias de limpeza e higienização (carros, residências, piscinas), microfranquias de alimentação, que geralmente trabalham nos modelos de quiosques ou food trucks, microfranquias de agenciamento de viagens, corretoras de seguros, entre outras.

REGRAS As regras existentes para as microfranquias são as mesmas exigidas em qualquer franquia. A franqueadora precisa oferecer ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF) contendo todas as informações sobre o negócio, balanços e o contato de franqueados e ex-franqueados. A relação de cooperação e cumplicidade entre franqueador e franqueado também se mantém como em franquias tradicionais, por isso, deveres de ambas as partes precisam ser cumpridos para o sucesso do negócio. O franqueador é responsável pelo know-how, treinamento e suporte para que a operação funcione de forma eficiente, seja oferecendo os serviços ou comercializando os produtos, por exemplo. O franqueado precisa seguir os passos indicados pela franqueadora e respeitar os processos-padrões do negócio. Essas práticas e regras são decisivas para os resultados do empreendimento.


O formato oferece atrativos para o mercado, franqueador e franqueado. No entanto, cabe ao futuro franqueado realizar o estudo e ter alguns cuidados na hora de escolher o investimento. O primeiro deles deve ser alinhar as expectativas: todo negócio oferece riscos e os resultados não aparecem de forma imediata. O tempo de retorno de capital pode até ser menor, mas o nível de esforço e dedicação serão maiores. Identificar-se com o trabalho e o segmento também é indispensável, porque só assim o franqueado irá conseguir se dedicar ao negócio e aplicar a disciplina necessária para o êxito do empreendimento. A persistência será importante quando o franqueado começar a se deparar com as dificuldades, já que nem tudo ocorre como o esperado. Dessa forma, cabe ao candidato uma autoavaliação que deverá observar seus pontos fortes e fracos, além de características importantes do seu perfil. A experiência no setor é um grande diferencial, mas não é pré-requisito se a franqueadora garantir um bom treinamento e suporte. Já o franqueador precisa ter expertise para operacionalizar o trabalho com eficiência e ensinar seus funcionários.


Os cuidados não se restringem à autoavaliação. Uma análise detalhada das projeções de resultado dessa operação contribuirá para um planejamento pessoal e empresarial mais concisos. A seriedade da franqueadora deverá ser comprovada por meio de pesquisas de marca, já que essa será uma grande vantagem frente aos concorrentes, pois mesmo se tratando de uma microfranquia os consumidores reconhecem como uma grande empresa e confiam mais na marca. Para isso, é importante que as pesquisas não se restrinjam à internet. Além de avaliar a marca, é preciso considerar seu plano de expansão e conversar com a rede franqueada, visto que existem inúmeros casos de microfranquias que se expandiram de forma muito acelerada e não conseguiram oferecer suporte de qualidade a todos os seus franqueados e nem avaliar o perfil de todos que entram no negócio, prejudicando toda a rede.


Encontrar um negócio com potencial de retorno e baixo investimento é o sonho de muitas pessoas que querem empreender, por isso é preciso ponderar sobre as escolhas, o valor de investimento, a capacidade de gestão e a confiabilidade da franqueadora antes de realmente assinar o contrato.

 

*Lucien Newton, especialista em franquias e diretor-executivo da Loja de Franquia.com.
Contatos: lucien@lojadefranquia.com, 31) 99306-1234 e (31) 3567-7009

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