Como utilizar da melhor maneira possível a ferramenta LinkedIn? Lizete Araújo, diretora-executiva da Véli Soluções em RH, aponta a credibilidade como principal característica para que o profissional se faça presente. “Ele não deixa de ser uma vitrine, mas a principal proposta é que os participantes usufruam da ferramenta dialogando e compartilhando conhecimento. Assim faz sentido. É importante se conectar com pessoas que vão acrescentar no seu networking e, por isso, é fundamental ter a disciplina em dialogar com a rede.” Essa orientação é para todos.
Para quem está à procura de recolocação, Lizete Araújo recomenda atenção especial com a apresentação. Ela aconselha escolher com critério as palavras-chave, destacar as competências relevantes e focar nas principais habilidades. “Tem de ser uma apresentação mais técnica, um resumo das qualificações e descrita de maneira mais conservadora e tradicional. É preciso lembrar que os recrutadores não fazem seleção pelo gosto, mas pela experiência e é preciso fazer o perfil pensando em como o recrutador pode achá-lo de maneira mais fácil. Não é fazer o currículo para você, mas sim para o outro.”
Lizete Araújo lembra que, apesar de o LinkedIn ser uma rede social, ela é profissional e exige “formalidades que facilite o diálogo, assim como a leveza, que pode estar presente na foto.
Muitos usuários têm dúvida se seu perfil deve ou não ser público (há opção de dar acesso só a sua rede de contatos). Para Lizete Araújo, é fundamental que seja pública, ainda mais porque o propósito do LinkedIn é ampliar a rede de contatos, de chegar a pessoas que não o conhecem e passem a conhecer. Não é troca de mensagem, mas comunicação com pessoas da sua área, criar conexões com o mercado.
Outra dúvida recorrente é quanto a aceitar ou não todo pedido de conexão como também pedir para fazer parte da rede de quem ainda não conhece.
PROPÓSITO Por outro lado, lembra a diretora-executiva, “o risco da exposição não é pelas conexões, já que estabelece proximidade com quem achar interessante, mas a maneira como dialoga com as pessoas. Não é autocensurar, mas tenha cuidado com os comentários. É de direito expor, mas não de forma inadequada. Com quem vou conectar? Ao ter um propósito, sabendo usar, a rede contribuirá de maneira qualitativa e conseguirá bons resultados, mesmo não tendo a conta premium.
Lizete Araújo reforça que recrutadores têm o LinkedIn como fonte de recrutamento, é uma ferramenta de busca, empresas divulgam suas oportunidades, é interessante seguir empresas de interesse, mas ao mesmo tempo não crie expectativa que uma colocação ou recolocação virá via a rede.
Palavra de especialista
Fernanda Nascimento - diretora e estrategista na Stratlab, empresa de inteligência em marketing digital
Central de oportunidades
“O grande desafio do LinkedIn é cada vez mais aproveitar as diferentes formas de negócio que podem ser desenvolvidas por meio da rede. Algumas dicas são imprescindíveis e podem aumentar as suas oportunidades: imprimir uma marca pessoal. O seu perfil é o cartão de visitas. É importante ressaltar as suas realizações. A fase em que você se encontra: 'em transição profissional' ou 'desempregado' não pode ser sua principal história. Portanto, seu perfil deve dar ênfase ao que você pode oferecer como profissional e não à sua situação atual. Qual é o seu melhor? O que você faz de mais relevante comparado a outros profissionais? Priorize o emprego mais relevante nos locais de destaque. Engaje os profissionais importantes para você. A ideia de usar o LinkedIn para se recolocar, vender ou mesmo aumentar sua autoridade no seu segmento é legítima, mas é preciso que as pessoas entendam o que você tem a oferecer.