A força da credibilidade

Quais são as principais dúvidas ao criar um perfil no LinkedIn e, depois de inserido na plataforma, como usar de maneira adequada as ferramentas disponíveis? Aprenda com as melhores dicas

por Lilian Monteiro 18/04/2018 16:23
Leandro Couri/EM/D.A Press
Leandro Couri/EM/D.A Press (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Como utilizar da melhor maneira possível a ferramenta LinkedIn? Lizete Araújo, diretora-executiva da Véli Soluções em RH, aponta a credibilidade como principal característica para que o profissional se faça presente. “Ele não deixa de ser uma vitrine, mas a principal proposta é que os participantes usufruam da ferramenta dialogando e compartilhando conhecimento. Assim faz sentido. É importante se conectar com pessoas que vão acrescentar no seu networking e, por isso, é fundamental ter a disciplina em dialogar com a rede.” Essa orientação é para todos.

Para quem está à procura de recolocação, Lizete Araújo recomenda atenção especial com a apresentação. Ela aconselha escolher com critério as palavras-chave, destacar as competências relevantes e focar nas principais habilidades. “Tem de ser uma apresentação mais técnica, um resumo das qualificações e descrita de maneira mais conservadora e tradicional. É preciso lembrar que os recrutadores não fazem seleção pelo gosto, mas pela experiência e é preciso fazer o perfil pensando em como o recrutador pode achá-lo de maneira mais fácil. Não é fazer o currículo para você, mas sim para o outro.”

Lizete Araújo lembra que, apesar de o LinkedIn ser uma rede social, ela é profissional e exige “formalidades que facilite o diálogo, assim como a leveza, que pode estar presente na foto. Mas cuidado com a pose, roupa e enquadramento... A imagem tem de ser adequada ou simplesmente não usar foto, se preferir. A rede é exposição, portanto, quanto mais neutro melhor. Nada de expor família, filho, cachorro e papagaio. Pense que é uma exposição para o mercado de trabalho”.

Muitos usuários têm dúvida se seu perfil deve ou não ser público (há opção de dar acesso só a sua rede de contatos). Para Lizete Araújo, é fundamental que seja pública, ainda mais porque o propósito do LinkedIn é ampliar a rede de contatos, de chegar a pessoas que não o conhecem e passem a conhecer. Não é troca de mensagem, mas comunicação com pessoas da sua área, criar conexões com o mercado.

Outra dúvida recorrente é quanto a aceitar ou não todo pedido de conexão como também pedir para fazer parte da rede de quem ainda não conhece. Lizete Araújo lembra que tudo é questão de escolha. “A decisão é sua conectar ou não. Cada um estabelece seus parâmetros e mantém o diálogo com quem quiser. Acho importante fazer conexões com critério, de qualidade. Ao ser seletiva só tenha cuidado para não passar uma imagem seletiva demais.”

PROPÓSITO Por outro lado, lembra a diretora-executiva, “o risco da exposição não é pelas conexões, já que estabelece proximidade com quem achar interessante, mas a maneira como dialoga com as pessoas. Não é autocensurar, mas tenha cuidado com os comentários. É de direito expor, mas não de forma inadequada. Com quem vou conectar? Ao ter um propósito, sabendo usar, a rede contribuirá de maneira qualitativa e conseguirá bons resultados, mesmo não tendo a conta premium. Aliás, ela ajuda, é mais fácil, mas pesará no bolso. No entanto, na conta liberada é possível movimentar com eficiência”.

Lizete Araújo reforça que recrutadores têm o LinkedIn como fonte de recrutamento, é uma ferramenta de busca, empresas divulgam suas oportunidades, é interessante seguir empresas de interesse, mas ao mesmo tempo não crie expectativa que uma colocação ou recolocação virá via a rede.

Palavra de especialista
Fernanda Nascimento - diretora e estrategista na Stratlab, empresa de inteligência em marketing digital

Central de oportunidades

“O grande desafio do LinkedIn é cada vez mais aproveitar as diferentes formas de negócio que podem ser desenvolvidas por meio da rede. Algumas dicas são imprescindíveis e podem aumentar as suas oportunidades: imprimir uma marca pessoal. O seu perfil é o cartão de visitas. É importante ressaltar as suas realizações. A fase em que você se encontra: 'em transição profissional' ou 'desempregado' não pode ser sua principal história. Portanto, seu perfil deve dar ênfase ao que você pode oferecer como profissional e não à sua situação atual. Qual é o seu melhor? O que você faz de mais relevante comparado a outros profissionais? Priorize o emprego mais relevante nos locais de destaque. Engaje os profissionais importantes para você. A ideia de usar o LinkedIn para se recolocar, vender ou mesmo aumentar sua autoridade no seu segmento é legítima, mas é preciso que as pessoas entendam o que você tem a oferecer. Nas redes sociais, a melhor forma de mostrar o conhecimento é dividir a sua experiência, por meio de conteúdo: vídeos, textos, posts ou artigos. Ao oferecer informação interessante à sua rede, você marca espaço mostrando que é um especialista no mercado, com conhecimento sobre a sua área de atuação, aponta tendências e, por tudo isso, vale a pena ser seguido. Use esse alcance para aumentar sua networking. Quando uma conexão de segundo grau interage com a sua experiência, por meio do conteúdo publicado e compartilhado, abre espaço para um convite a se conectar. A partir daquele momento, a pessoa já sabe quem você é e concorda, de alguma forma, com o seu pensamento. Use uma mensagem personalizada para se aproximar, deixe claras suas intenções, mesmo que esteja interessado em uma vaga postada ou tenha uma oportunidade de negócio. Suas chances de sucesso nesse contato serão maiores.”

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