Uai Entretenimento

INSPIRAÇÃO

Veja os plágios de artistas internacionais inspirados na música brasileira


O suposto e recente caso de plágio envolvendo Adele e Martinho da Vila, na canção "Million years ago" X "Mulheres", composta por Toninho Geraes, trouxe à tona as vezes que a música brasileira foi referência para artistas internacionais e até mesmo copiada.


 
 
A música "Somebody That I Used to Know", do Gotye, que rendeu ao músico dois prêmios Grammy e o topo da lista Billboard Hot 100, utiliza um sample da canção "Seville", lançada por Luiz Bonfá em 1967. 
Segundo a imprensa internacional, a família de Bonfá, morto em 2001, recebeu inicialmente US$ 1 milhão de Gotye pelo uso do sample, valor que, posteriormente, aumentou devido às reproduções da faixa nas rádios e na internet, de acordo com o site Tracklist

 
Já "Hapiness", do McFly, conta com um sample da música "Bela e a Fera", do grupo maranhense dos anos 1970 Nonato e Seu Conjunto.


 Em entrevista ao Tracklist, Danny Jones, vocalista e guitarrista do grupo, contou como a ideia de usar a canção brasileira surgiu.
"Essa canção foi a que dançamos pelo estúdio e com tantos fãs no Brasil, nunca tínhamos de fato dado mais atenção a isso. E sinto que o sample surgiu com o Rat Boy. Ele falou pra gente 'tenho alguns samples brasileiros', e eu fiquei, 'por que não usamos uma delas?'. Fizemos uma música pra dançar, então pelo menos tinha que ter uma sample de música brasileira, sabe?", revelou o músico. 

 

 
Desde o começo da banda, o Black Eyed Peas já se inspirava em músicas brasileiras para desenvolver seus trabalhos musicais.


Na faixa "Positivity", que faz parte do álbum de estreia "Behind the Front", a banda utilizou um sample da canção "Cinco Minutos", de Jorge Ben.

 
Outro artista que também se inspirou em Jorge Ben foi Rod Stewart. Em 1978, o cantor lançou hit "Da Ya Think I’m Sexy?". O ponto alto da música lembra o "Têtêtêtêretê" de Ben Jor em "Taj Mahal" e o cantor brasileiro chegou a abrir um processo.


O britânico, no entanto, reconheceu o plágio e os dois chegaram a um acordo amigável.

 
E não podemos nos esquecer do "plágio" feito por Black Sabbath de Vanusa, na introdução da canção "Sabbath Bloody Sabbath", fazendo referência a música brasileira "What to Do", lançada pela cantora na época.