Aniversário de David Bowie; veja alguns clipes marcantes da carreira

Músico completaria 74 anos nesta sexta-feira; aniversário é lembrado com homenagens

Correio Braziliense 08/01/2021 12:18
Masayoshi Sukita/Divulgação
David Bowie na pele do personagem Ziggy Stardust (foto: Masayoshi Sukita/Divulgação)
Há exatos 74 anos, David Bowie nascia em Londres, na Inglaterra. Para celebrar esta data, nesta sexta (8/1), uma live será feita, às 23h, com a participação de músicos famosos para homenagear a discografia do artista. Além disso, o Canal Bis fez uma programação especial para o fim de semana com documentário e show do músico. Para agregar, o Correio separou uma lista com clipes e apresentações que marcaram a carreira do artista.

Andra Day, Duran Duran, Adam Lambert, Boy George, Taylor Momsen e outros artistas se juntam na live intitulada A Bowie celebration: Just for one day! com repertório voltado para a discografia de David Bowie. O show custa U$ 25, em torno de R$ 133, e está a venda pelo site oficial. O evento ficará disponível por 24h após a transmissão e parte do valor arrecadado irá para a ONG que era apadrinhada pelo artista, Save The Children.

O Canal Bis, a partir de sábado (9/1), às 21h30, exibe documentário inédito sobre a trajetória de David Bowie. A programação segue, às 23h, com o show do Ziggy Stardust: Re-mastered. No domingo (10/1), às 21h30, o documentário David Bowie: The last five years está na programação e em seguida, às 22h30, o registro feito de Bowie Reality Tour encerra o fim de semana de homenagens.

Sobre David Bowie

David Robert Jones, conhecido como David Bowie, se destacou na música desde a infância. De inspiração, escutava muito Elvis Presley e Little Richard, influenciado pelo pai. Aos 15 anos, montou a primeira banda chamada Kon-rads. O nome David Bowie surge em 1967, da mistura entre David Bowman, personagem do filme 2001: Uma odisséia no espaço, e do aventureiro Jim Bowie.

Conhecido como ‘Camaleão do rock’ por causa dos diversos visuais que teve ao longo da vida, David Bowie alcança sucesso em 1969 com o lançamento do single Space Oddity, que veio a público cinco dias antes do primeiro homem pisar na lua. Em 1972, ele lança The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from mars, disco que deu vida ao personagem Ziggy Stardust, um alienígena rockstar e bissexual.

Também fizeram sucesso o lançamento da canção Heroes e a parceria ao lado da banda Queen na música Under pressure. No entanto, Bowie emplacou poucos hits a partir de 1990. Em 2016, estreou Blackstar, disco planejado para ser o de despedida da carreira. Dois dias depois, David Bowie morreu, aos 69 anos, depois de uma longa batalha contra um câncer no fígado.

Confira clipes e apresentações da carreira de David Bowie:
Starman (1972)


Ziggy Stardust (1973)


Life on mars (1973)


Heroes (1977)


Blackstar (2015)


Modern Love (1983)

MAIS SOBRE MUSICA