BTS alcança topo da Billboard com música cantada em coreano

Faixa 'Life goes on' é terceira do BTS a alcançar o primeiro lugar da lista, mas a primeira cantada a maior parte em coreano

Correio Braziliense 01/12/2020 11:31
Jung Yeon-je/AFP
(foto: Jung Yeon-je/AFP)
O grupo de k-pop BTS alcançou mais um feito na própria carreira internacional. Os artistas atingiram o topo das paradas norte-americanas, a Billboard Hot 100, com a canção Life goes on, música cantada em maior parte em coreano. A liderança da boyband foi anunciada na última atualização da lista, segunda-feira (30/11).

Esta é a primeira vez que uma faixa em coreano alcança o primeiro lugar da lista, que é atualizada semanalmente há 62 anos. A Billboard Hot 100 ranqueia as 100 músicas mais vendidas no decorrer da semana e é considerada ainda um dos principais parâmetros de popularidade de canções e músicos no mundo. Life goes on alcançou o topo ao vender aproximadamente 150 mil cópias entre 19 e 26 de novembro, última faixa de tempo analisada pelo ranking.

BTS já havia conseguido o primeiro lugar da lista em 2020 com Dynamite, primeira canção 100% em inglês da boyband, música que ainda figura o terceiro lugar. Outra vez que os músicos lideraram a Billboard foi na participação que fizeram em Savage love (Laxed – Siren beat), do cantor Jason Derulo, faixa que tinha trechos em coreano, mas era, em sua maioria, em inglês.
O grupo de k-pop não dominou apenas a Hot 100. Os cantores também aparecem no primeiro lugar na Billboard 200, lista de álbuns mais vendidos, com BE, e na Artist 100, lista de artistas mais vendidos. Esta não é a primeira vez que lidera os rankings, na lista de discos alcançou o topo com outros quatro trabalhos (Love yourself: answer, Map of soul: 7, Map of soul: PERSONA e Love yourself: tear) e como artistas chegaram pela primeira vez ao topo em 2018.

BTS é um fenômeno internacional. Fundada em 2013, a boyband tem 20 lançamentos de estúdio, sendo cinco álbuns. O mais recente, BE, foi apresentado ao mundo em 20 de novembro e estreou no topo das paradas. Os artistas também fizeram turnês de sucesso, incluindo uma mundial que passou por São Paulo, e lançaram filmes nos cinemas com os bastidores dos shows pelo mundo.

MAIS SOBRE MUSICA