The Weeknd acusa Grammy de corrupção e pede explicações da Academia

After Hours, o novo álbum do cantor, ganhou as principais premiações de música deste ano e a música Blinding Light está há 40 semanas no top 10 da parada musical da Billboard

Ana Raquel Lelles* 24/11/2020 22:57
Reprodução/Instagram
Rapper The Weeknd não gostou de ter sido esnobado (foto: Reprodução/Instagram)
O cantor e compositor The Weeknd veio à publico para falar sobre a falta de indicações do seu quarto álbum de estúdio, After Hours, na 63° edição do Grammy. "O Grammy continua corrupto. Você (a academia) deve transparência a mim, aos meus fãs e a indústrias", tuítou o cantor em sua conta oficial do Twitter na noite desta terça-feira (24). 



As indicações da premiação foram divulgadas na tarde desta terça-feira, em uma transmissão ao vivo no Twitter oficial do Grammys. O nome "The Weeknd" ficou entre os mais comentados do dia por causa da falta de indicações do álbum do cantor. Muitos internautas e pessoas públicas, como a rapper Nicki Minaj, acusram a premiação de racismo



Tradução: "Nunca esqueça que o Grammys não me deu o premio de Melhor Artista Revelação quando eu tinha 7 canções simultaneamente nos charts da Billboard e tive a melhor venda todas rappers femininas em uma década - inspirei uma geração. Eles derão o premio para o um homem branco Bon Iver" 




 

No ano passado, a ex-presidente do Grammy, Deborah Dugan, contou casos de assédio e corrupção dentro da academia, além de expor sexismo e racismo que acontece ao selecionar os indicados e vencedores da premiação. 

After Hours debutou em primeiro lugar na parada musical HOT 200 Billboard, que conta os discos mais populares da semana, com mais de 444 mil cópias vendidas, sendo o álbum com melhor número de vendas na primeira semana em 2020. Além disso, o primeiro single promocional do disco, Bliding Lights, está há 40 semanas no Top 10 da parada musical HOT 100 da Billboard, que refere às músicas. 

The Weeknd também ganhou prêmios nas principais competições de música, como o Vídeo Music Awards 2020 (VMA), em melhor clipe e melhor R&B do ano, e melhor álbum Soul/RNB no American Music Awards 2020 (AMA). 

A indicação do disco ao Gammys também era esperada pela qualidade da produção. No Metacritics, plataforma que recolhe opiniões de criticas e dos usuários, After Hours recebeu uma nota de 80 no Metascore, da crítica especializada em música, e 8.6 na avaliação dos usuários. 

Os internautas acusam o Grammys de racismo e comparam o trabalho de The Weeknd com o do cantor canadense Justin Bieber, que foi indicado em quatro categorias incluindo Álbum do Ano, com Changes, Melhor Performance Solo Pop, por Yummy. 









Em razão do sucesso do After Hours, o cantor vai se apresentar no intervalo do Super Bowl de 2021. O show deve acontecer no dia 7 de fevereiro. Além de The Weeknd, nomes como Michel Jackson, Katy Perry, Jennifer Lopes e Shakira, Madonn, Beyoncé e Lady Gaga já reformaram no intervalo do jogo de futebol americano. 



Alguns internautas afirmaram que The Weeknd não recebeu as indicações no Grammy pois a premiação é na mesma semana do Super Bowl. Entretanto, essa afirmação foi dada como falsa, já que Lady Gaga participou dos dois eventos em 2017. 



Após a repercussão negativa, o presidente interino da Academia da Gravação, Harvey Mason Jr., afirmou que "não existe uma ordem lá, não existe ‘vamos desprezar essa pessoa ou aquela pessoa’. Trata-se de ‘vamos tentar encontrar a excelência”.  

“O processo está lá, então podemos continuar a monitorar sua excelência. Eu estava na ‘sala principal’ [que decide as categorias principais] e observei. As pessoas lá são profissionais da música, no topo de sua arte de composição e produção. Há muitos artistas”, disse.

*Estagiária sob a supervisão do subeditor João Renato Faria

MAIS SOBRE MUSICA