Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto se unem para vencer o vírus

Compositor e o grupo mineiro lançam novidades do projeto 'Valencianas' e gravam clipe do hit 'Anunciação'. Neste domingo, a orquestra retoma concertos presenciais da série 'Domingos clássicos'

Augusto Pio 07/11/2020 07:00
Íris Zanetti/Divulgação
O maestro Rodrigo Toffolo e o compositor Alceu Valença em show do projeto Valencianas, apresentado no Brasil e em Portugal antes da pandemia (foto: Íris Zanetti/Divulgação)
Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto acabam de lançar nas plataformas digitais o single e o clipe de Anunciação, um dos maiores sucessos da carreira do cantor e compositor pernambucano. Composta no início dos anos 1980, a canção dá sequência, junto do vídeo de Tomara, ao projeto Valencianas em casa, idealizado para estes tempos de isolamento social.



Amanhã (8), às 11h, a orquestra retoma a série Domingos clássicos. Agora em formato híbrido, ela fará concerto presencial, no Grande Teatro do Sesc Palladium, em BH, e virtual, transmitido pelo YouTube. A proposta é reafirmar a importância da arte nestes tempos sombrios de pandemia.

“Tu vens/ Tu vens/ Eu já escuto os teus sinais”, diz o refrão de Anunciação, composta em Olinda. “Enquanto Tomara fala de uma nação solidária, Anunciação estende esse desejo a todo o mundo”, explica Alceu.

PORTUGAL

No início deste ano, o concerto Valencianas 2 foi gravado pelo cantor e pela orquestra em Portugal. “Por conta da pandemia, tivemos de adiar o lançamento. Então, o maestro Rodrigo Toffolo me procurou com o projeto Valencianas em casa. Gravei a voz aqui mesmo, na sala do meu apartamento, no Rio de Janeiro, e cada músico registrou seu instrumento em sua própria residência. Lançamos Tomara há alguns meses e agora é a vez de Anunciação”, conta Alceu.

Em dezembro, o DVD de Valencianas 2, gravado ao vivo, será lançado na Casa da Música, na cidade do Porto, em Portugal. “Espero que venha a tal vacina para que possamos apresentar logo o espetáculo pelo Brasil. Venho fazendo concertos com a Orquestra Ouro Preto desde 2013. Aliás, Valencianas 1 ganhou o Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB, a categoria mais importante da premiação”, diz Alceu.

Obrigado pela pandemia a se afastar dos palcos e da rotina de shows, ele revela que teve de aprender a ficar em casa. Alceu conversa com os amigos e os irmãos pelo telefone, conta que está tocando violão como nunca. “Não vejo a hora de reencontrar os fãs. Estou com saudades do palco, das festas populares, do carnaval e do são-joão. Tenho certeza de que vamos vencer esse vírus e, em breve, estaremos todos juntos novamente.”



Rodrigo Toffolo, regente da Orquestra Ouro Preto, diz que foi um desafio produzir Anunciação. “Nestes tempos de distanciamento físico, a criatividade aproximou as pessoas no mundo digital. Cada um gravou em separado. O próprio Alceu colocou a voz em sua casa”, revela.

Anunciação tem tudo a ver com a pandemia. “As canções falam de esperança neste momento de superação para toda a sociedade. No clipe, uma cidade em animação gráfica une Olinda e Ouro Preto numa viagem virtual que passa por Recife, BH, São Paulo e Rio”, lembra Toffolo.

Animado, o maestro não esconde a satisfação com a retomada da série Domingos clássicos. “Neste domingo, teremos como novidade a abertura do Grande Teatro do Sesc Palladium. As pessoas poderão ver a apresentação no teatro ou em casa, do jeito que se sentirem à vontade. O Palladium adotará todos os protocolos de segurança para receber o público”, diz.

“Demorou muito para a área cultural ir retomando. É um processo lento, devagar mesmo. O teatro está operando abaixo de sua capacidade, mas tudo está preparado. Música deve ser ouvida ao vivo, o timbre é outro, o som é outro”, observa Toffolo.

DIÁLOGO

O repertório enfocará o diálogo entre música e cinema, com clássicos do compositor Ennio Morricone, que morreu este ano. Entre os temas apresentados estão canções dos filmes O carteiro e o poeta, Orfeu negro, A noviça rebelde e Casablanca.

Em 21 de novembro, a orquestra mineira fará outro concerto. Será uma live, às 20h30, com repertório do disco Quem perguntou por mim?, homenagem do grupo a Fernando Brant e Milton Nascimento.

“Terminaremos a temporada com o Alceu, em 5 de dezembro, também em Ouro Preto. As apresentações serão transmitidas por nosso canal no YouTube”, anuncia Toffolo. E avisa: “No próximo sábado, faremos show no drive-in do Mix Garden apresentando músicas dos Beatles.”

ORQUESTRA OURO PRETO
Projeto Música para cinema. Domingo (8), às 11h, concerto no Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro). Ingressos a R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia-entrada), disponíveis no site Sympla. Serão ocupadas 429 cadeiras (35% da capacidade total). Transmissão ao vivo em youtube.com/sescemminasgerais e youtube.com/OrquestraOP

LIVE BEATLES
Com Orquestra Ouro Preto. Sábado (14), 
às 19h30, no drive-in do Mix Garden. Rua Projetada, 65, Jardim Canadá, Nova Lima, (31) 3581-3722. Entrada franca

VALENCIANAS EM CASA
Com Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto. Singles e clipes disponíveis nas plataformas digitais

MAIS SOBRE MUSICA