Grammy altera nome de prêmio para evitar conotação colonialista

O nome da categoria foi substituído de Melhor Música do Mundo para Melhor Música do Globo

Correio Braziliense 04/11/2020 17:43
AFP / VALERIE MACON
(foto: AFP / VALERIE MACON)

Como forma de evitar a conotação de colonialismo, o Grammy anunciou, na última terça-feira (3), a alteração do nome da categoria Melhor Música do Mundo para Melhor Música do Globo.

“Para incluir uma visão realmente global, nós discutimos com artistas, etnomusicologistas e linguistas do mundo inteiro que determinaram haver uma oportunidade de atualização na categoria de melhor álbum de world music para se tornar mais relevante, moderno e inclusivo. A mudança simboliza um afastamento das conotações de colonialismo, e não americano que o termo antigo representava", explicaram os representantes do Grammy em declaração ao The Guardian.
A categoria criada em 1992 já premiou artistas brasileiros como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Os indicados para o próximo Grammy serão anunciados em 24 de novembro.

Atualização das categorias do Grammy

Não é a primeira vez que o Grammy muda um nome de categoria. Em junho deste ano, a organização da premiação alterou o nome de uma categoria de Melhor Álbum de Urban Contemporâneo para Melhor Álbum de Progressive R.

A mudança se deu por reclamações de artistas e produtores negros. De acordo com eles, a palavra “urban” estava sendo sinônimo de músicas produzidas por negros de forma equivocada.

MAIS SOBRE MUSICA