Show do Metallica é destaque nesta segunda de quarentena; veja outros eventos culturais

Projeto faz parte do #MettalicaMondays, que desde a semana passada está promovendo shows da banda

Ana Mendonça* 30/03/2020 15:26
Tasso Marcelo / AFP
(foto: Tasso Marcelo / AFP)
Em meio à pandemia do novo coronavírus, atividades culturais como shows, teatro, dança e cinema estão, de modo geral, suspensas. As aglomerações estão proibidas e a recomendação da Organização Mundial de Saúde é para que as pessoas fiquem em casa. Com isso, muitos artistas e produtores estão fazendo shows caseiros e transmitidos nas redes sociais. O destaque desta segunda-feira (30), é o show da banda Metallica. 
 
O grupo está promovendo, desde a semana passada, o #MettalicaMondays. Todas as segundas, o canal do Youtube da banda e seu perfil oficial no Facebook transmitem, na íntegra, um show histórico da banda, a partir das 21h. 
 
Para quem prefere a música clássica, a Metropolitan Opera, de Nova York, que foi fechada por causa da pandemia, também vai disponibilizar, nesta segunda, a performance de “Dialogues des Camétiles”, de Francis Poulenc, com Isabel Leonard, Adrianne Pieczonka e Karita Mattila, sob regência de Yannick Nézet-Séguin.
 
O Cirque du Soleil, conhecido pelos shows fantásticos e lúdicos, estreou na última sexta-feira (27), o Cirque Connect, projeto que reúne trechos de alguns de seus espetáculos, como Kurios - Cabinet of Curiosities e O.
 
A Companhia das Letras também está promovendo uma série de lives com escritores publicados pela editora. Nesta segunda, às 18h, Socorro Acioli, autora de "A Cabeça do Santo", conversa com a editora Julia Bussius no Instagram. A obra acompanha um jovem que descobre ser capaz de ouvir as preces das mulheres a Santo Antônio.
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Especial: Tudo sobre o coronavírus 

Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa

Coronavírus é pandemia. Entenda a origem desta palavra

 
 
 

MAIS SOBRE MUSICA