Jay-Z processa site pelo uso de sua imagem em livros infantis

A contracapa do livro e caderno, apresentados como "inspirados pelo hip hop", usa parte da letra da famosa canção do artista americano

AFP 27/11/2019 08:17
 Divulgação
(foto: Divulgação)

O rapper Jay-Z está processando um pequeno site comercial australiano por ter usado seu nome e uma de suas canções em livros infantis, informa um jornal. 

Shawn Carter, mais conhecido por seu nome artístico Jay-Z, apresentou uma ação à corte federal australiana em 22 de novembro, na qual acusa o site The Little Homie de violar o direito à propriedade intelectual. 
O jornal australiano The Age afirma que, de acordo com os advogados do artista, a empresa se aproveitou da imagem do rapper e usou a letra da canção "99 Problems".

Little Homie vende um livro de aprendizagem e um caderno de colorir com o título "A B to Jay-Z". 

A contracapa do livro e caderno, apresentados como "inspirados pelo hip hop", usa parte da letra da famosa canção do artista americano, de acordo com uma foto publicada no site The Little Homie. 

The Little Homie/Reprodução
(foto: The Little Homie/Reprodução)

Em cada página dos livros há uma foto de um astro do hip hop e a de Jay-Z aparece na última, para ilustrar a letra Z.

De acordo com o jornal, o rapper solicitou à empresa que parasse de vender os livros em março de 2018, mas o site continuou usando sua imagem e suas letras de forma "deliberada e com conhecimento". 

O uso do nome, da imagem e da letra das canções do rapper "prejudica a reputação e a boa vontade de Carter", afirma a acusação. 

Os advogados do site, assim como os de Jay Z, se recusaram a comentar a notícia. 

A primeira audiência judicial está prevista para 6 de dezembro.

MAIS SOBRE MUSICA