Fenac em Barroso é marcado por diversidade de sotaques

Músicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e de Minas marcaram presença

Estado de Minas 18/08/2019 19:00
Pela primeira vez, o Festival Nacional da Canção (Fenac) esteve em Barroso, na Região do Campo das Vertentes. Tradicionalmente, o júri do evento escolheu cinco músicas semifinalistas que seguem na competição e vão concorrer ao troféu Lamartine Babo e a R$ 230 mil distribuídos em prêmios. Ana, de Josifran (São Paulo); Tango da resiliência, de Leticia Cazagrande, Renan Chaves e Tais Alcantara (Rio de Janeiro); Conta de lágrima, de Thaylis Carneiro (Cataguases); Dança de roda, de Jair da Rosa Guterres (Rio de Janeiro); e Retalhos do mundo, de Kaká Rodrigues (São Paulo) foram as canções classificadas.

Na etapa de Barroso, três músicas estiveram no Fenac pela modalidade on-line. Uma delas é de intérprete de Macapá, Norte do Brasil. A diversidade de sotaques também é garantida nas apresentações presenciais. Músicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Espírito Santo e de Minas também marcaram presença.

Thaylis Carneiro, vencedora do 48º Festival Nacional da Canção com a música Carmim e que representa a cidade de Cataguases, na Zona da Mata, se apresentou no primeiro dia do festival em Barroso com a canção Conta de lágrima e foi uma das selecionadas. "É felicidade que não cabe no peito", diz Thaylis.

Este ano o maior festival de música do Brasil recebeu cerca de 2 mil músicas inscritas com ritmos e sotaques de vários cantos do país. Ao todo 120 canções foram selecionadas para as etapas classificatórias. A novidade nessa edição é que compositores também de fora do país estarão no festival. Músicos que moram em Kiev, na Ucrânia, e em Nova York, nos Estados Unidos, participam pela modalidade online.

TRÊS PONTAS

Na próxima semana, o Fenac desembarca em Três Pontas, em 23 e 24 de agosto. Já a apresentação em Nepomuceno será em 30 e 31 de agosto, com os shows de Don&Juan e Renato Teixeira. As semifinais e a final serão em Boa Esperança, de 5 a 7 de setembro. No sábado (7/9), o show de encerramento será com Guilherme Arantes. Toda a programação está disponível no site https://www.festivalnacionaldacancao.com.br.

MAIS SOBRE MUSICA