Justiça espanhola inocenta Shakira por denúncia de plágio

Cubano Livam denunciou a cantora por achar que a música 'La Bicicleta' era cópia de 'Yo te quiero tanto'

por AFP 16/05/2019 09:12

Alexandre Guzanshe/EM/DA Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/DA Press)

A cantora colombiana Shakira e seu compatriota Carlos Vives foram absolvidos por um tribunal espanhol em um processo por suposto plágio da música "La Bicicleta", vencedora do Grammy Latino de 2016 de melhor canção, anunciou a justiça espanhola nesta quinta-feira.


Depois de ouvir as partes envolvidas no processo, em 27 de março em Madri, o tribunal mercantil anunciou que "rejeita a demanda" do cubano Livam de que a música era uma cópia de sua canção "Yo te quiero tanto" de 1997 (veja clipes das duas músicas no final desta reportagem e compare).


"A letra da música é igual em quatro palavras (...) quanto à melodia não há coincidência alguma; a velocidade do ritmo e a harmonia também são diferentes", afirma a sentença.


"Em resumo, não existe de nenhuma maneira plágio", concluiu o tribunal.


A decisão pode ser objeto de recurso.


Liván Rafael Castellano, conhecido como Livam, e sua gravadora MDRB Music Publishing apresentaram ação de plágio contra os dois cantores colombianos, assim como o produtor Andrés Castro e a gravadora Sony.


A principal semelhança entre as composições está no refrão: se em "La bicicleta" Shakira e Carlos Vives cantam "que te sueño y que te quiero tanto", na música de Livam ele canta "yo te quiero, yo te quiero tanto".


O tribunal admitiu a semelhança, mas afirmou que "a frase é uma expressão comum, utilizada em todo tipo de canções e textos ao longo da história".


Em seu depoimento, a estrela da música afirmou que nunca havia escutado a canção de Livam e defendeu que a composição "não tem nada de parecido".


Esta não foi a primeira denúncia de plágio contra Shakira. Em 2014, a justiça americana decidiu em primeira instância que a música "Loca" era uma cópia ilegal de uma canção composta por um dominicano de 1998.


A cantora de 42 anos, que mora atualmente em Barcelona, deve retornar aos tribunais em junho para depor como investigada em uma suposta fraude fiscal de 14,5 milhões de euros.

 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA