Uai Entretenimento

Ópera em pleno Mercado Central de BH surpreende frequentadores


Olhares curiosos, assustados e, finalmente, admirados. Assim reagiu quem passou pelo Mercado Central de Belo Horizonte, ao meio dia, desta quarta-feira (17), à apresentação do tenor argentino Santiago Martinéz. As escadas, ao lado da Mercearia Santo Antônio, serviram de palco improvisado para o músico que, por quatro minutos soltou o vozeirão, interpretando a ária Una Furtiva Lacrima, um trecho da Ópera O elixir do amor, que estreia no próximo sábado, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A intervenção surpreendeu a todos. Muita gente, inclusive, não entendeu nada.

A escolha do Mercado para divulgar a ópera não foi por acaso para o músico argentino, de 32 anos, que se apresenta pela primeira vez no Brasil. “Foi o primeiro lugar que visitei quando cheguei a Belo Horizonte. Aqui é muito importante para a cidade”, disse Santiago, que considerou a apresentação um sucesso. Santiago é natural de La Plata, que fica a 60 quilômetros  de Buenos Aires e nunca tinha participado de uma produção fora de sua terra natal antes.
“Foi a primeira vez que apresento em um local assim. E a primeira vez que me apresento para o público em Belo Horizonte também. Foi maravilhoso”, avaliou. 

Entre os olhares desconfiados, muitos trabalhadores e visitantes deixaram os compromissos de lado, acompanharam e aplaudiram a apresentação. Para alguns, ópera nem era novidade. “Tenho tudo do Bocelli, e de outros tenores também. Não conhecia esse rapaz, mas que voz belíssima”, elogiou Raul Versoza, morador do Bairro Santa Tereza, na Região Leste de BH, que fazia compras com a esposa. Para outros, foi um experiência inédita.
“É muito lindo. Nunca tive a oportunidade de ver antes. A voz dele é maravilhosa”, comentou a vendedora de fllores, Gleici Diana de Souza, que trabalha há 11 anos no local. 


Quem não teve a sorte de acompanhar a pequena degustação da ópera O elixir do Amor, que tem o tenor argentino como protagonista, pode acompanhar a montagem da Fundação Clóvis Salgado, no Grande Teatro do Palácio das Artes nos dias 20, 22, 24 e 26 de abril, às 20h. E no dia 28 de abril (domingo), às 19h.

.