Marcos Catarina faz show e lança o clipe H2Olhos d'água

Nesta quarta-feira (12), irmão de Vander Lee presta homenagem ao bairro onde nasceu. Ele promete apresentação intimista no Cine Theatro Brasil Vallourec

por Lucas Lanna Resende* 12/12/2018 09:26
Jacyra Lage/divulgação
(foto: Jacyra Lage/divulgação)
“Cantor de músicas brasileiras. Esse seria um bom rótulo, não acha?”, brinca Marcos Catarina ao comentar a variedade dos ritmos e estilos de seus álbuns Entre canções e Leve. O artista se apresenta nesta quarta-feira (12), no Cine Theatro Brasil Vallourec, para lançar o videoclipe H2Olhos d’água, homenagem ao Bairro Olhos D'Água, onde ele nasceu e mora até hoje.

O lançamento contará com a participação de Bárbara Barcellos. “Queria chamar alguém que cantasse a música mineira, e a Bárbara foi a pessoa certa. Ela havia participado do meu último disco e tem uma voz peculiar, que combina com a estética do show”, conta Marcos.

A música é característica da família dele. Irmão caçula de Vander Lee (1966-2016) e de Ivânia Catarina, Marcos respira arte. “Ela é poesia, expressão do sentimento. Música é tudo pra mim. Considero toda sensação sonora como música. Até ruído é música”, garante.
Formado em história pela UFMG e pós-graduado em história da arte, o compositor, de 42 anos, deixou de lado a profissão de professor para se dedicar à carreira musical. Em 2014, lançou seu primeiro álbum, Entre canções. As 11 faixas autorais têm forte influência de artistas do Clube da Esquina e do Vale do Jequitinhonha – entre eles, Paulinho Pedra Azul e Saulo Laranjeira.

Em 2017, Marcos lançou o álbum Leve, com levada mais pop. Vander Lee é homenageado no último trabalho do irmão. Nesta quarta-feira à noite, ele fará show intimista baseado no repertório de seus dois discos. “É um show mineiro em sua estética. Quero apresentar algo mais regional. É maravilhosa a pluralidade da música mineira. Na verdade, a música brasileira é muito diversa. O novo clipe tem essa regionalidade", explica.

Marcos Catarina viabilizou seu projeto de maneira independente. “Tenho um amigo do meio artístico, o Daniel Codinome. Pegamos uma câmera, fomos para a beira do rio e gravamos. O roteiro é meu e as imagens são dele”, informa. Esta noite, o irmão de Vander Lee estará acompanhado de Marcelo Dande (piano) e Felipe Bedetti (cordas).

* Estagiário sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

MARCOS CATARINA
Lançamento do videoclipe H2Olhos d'água. Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete, Centro. Nesta quarta-feira (12), às 20h. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

MAIS SOBRE MUSICA