Em show em Salvador, Roger Waters faz homenagem a capoeirista morto

Foto de Moa, registrada por fotógrafo Leandro Couri, do Estado de Minas, apareceu em telão

por Estado de Minas 18/10/2018 08:31

O ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, e sua banda - que estão em turnê pelo Brasil - se apresentaram na noite desta quarta (17) em Salvador. Cerca de 28 mil pessoas compareceram na Arena Fonte Nova, na capital baiana. Além de muita música - claro - os artistas fizeram críticas sociais e homenagearam o capoeirista baiano Moa do Katendê, que foi morto no dia da votação do primeiro turno (7) após uma discussão política em um bar de Salvador.

Reprodução/Twitter
Moa surgiu no telão na Arena Fonte Nova e emocionou público e artistas (foto: Reprodução/Twitter)

Durante a homenagem a Moa, um telão de 70 metros de largura integrado ao palco exibiu uma foto do capoeirista de braços abertos. A imagem, aliás, é do fotógrafo mineiro Leandro Couri, que trabalha no jorna Estado de Minas. Em seguida, Roger Waters pediu paz e chorou no palco. O público também se emocionou.

 

De acordo com a polícia, a briga que levou à morte de Moa teria começado após o capoeirista se posicionar contra Bolsonaro. O suspeito do crime, Paulo Sérgio Ferreira de Santana, teria se irritado e, em seguida, esfaqueou a vítima 12 vezes. O caso ocorreu na madrugada após a votação. Em depoimento, o homem negou a questão política como causa da briga. No entanto, as testemunhas ouvidas pela polícia não confirmaram a versão do suspeito.

 

Em coro, a plateia aplaudiu e protestou aos gritos de "ele não" -- expressão que representa aversão à candidatura do candidato Jair Bolsonaro (PSL) à presidência. A homenagem a Moa foi um dos pontos altos da apresentação de Roger Waters e marcou o encerramento do show.

O espetáculo começou por volta das 21h20 e durou mais de duas horas. Durante a apresentação, Waters e sua banda reuniram diversos clássicos do Pink Floyd, além de músicas lançadas pelo cantor após a saída do grupo. Entre as canções, "Breathe", "Welcome to the Machine", "The Last Refugee", "Picture That", "Eclipse", "Money" e "Pigs".

 

Roger Waters/Divulgação
Roger Waters se apresenta no domingo (21) no Mineirão (foto: Roger Waters/Divulgação)

 

Assim como nas outras apresentações da turnê "Us + Them" no Brasil, o show teve duas partes e um intervalo de 20 minutos. No final da primeira parte, ao som de "Another Brick in the Wall Part 2", Waters e banda dividiram o palco com 12 crianças do Projeto Axé, que atua na área de educação, arteducação e defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em Salvador. Da capital baiana, o artista vai para Belo Horizonte, onde se apresenta no domingo (21), no Mineirão.

MAIS SOBRE MUSICA