Família de Prince pede a Trump para não usar música do cantor

'Purple' rain foi utilizada em diversos atos do presidente dos EUA

por AFP 16/10/2018 09:40
BERTRAND GUAY/AFP
Prince morreu em 2016, aos 57 anos, de overdose acidental de opioides, segundo conclusão da necropsia (foto: BERTRAND GUAY/AFP)
A família de Prince (1958-2016) pediu a Donald Trump que não use a música do cantor em suas reuniões públicas, como ocorreu em várias ocasiões, embora a lei esteja ao lado do presidente americano. “Os herdeiros de Prince nunca deram sua permissão ao presidente Trump ou à Casa Branca para utilizar canções de Prince e pediram que parem imediatamente todo uso”, afirmou no Twitter Omarr Baker, meio-irmão de Prince Rogers Nelson, o verdadeiro nome do artista.

O comitê de campanha à reeleição de Trump não respondeu aos comentários. A música mais conhecida do cantor, Purple rain, foi utilizada em diversos atos dos quais Trump tomou parte, endossando candidatos às eleições legislativas de meio de mandato, que ocorrem no próximo dia 6/11.

Prince se soma assim a uma longa lista de artistas cujos herdeiros (ou eles mesmos) solicitaram ao presidente que não utilize suas músicas em atos públicos. Os Rolling Stones, Adele, Neil Young, R.E.M., Aerosmith e Queen, assim como os herdeiros de George Harrison, denunciaram o uso de suas obras durante encontros republicanos.

A família do tenor italiano Luciano Pavarotti (1935-2007) também criticou o uso de Nessun dorma, famosa ária de Turandot, de Puccini, em atos de Trump.

Os políticos americanos podem obter permissão das associações de direitos autorais que os dispensam de solicitar a permissão explícita aos cantores e grupos envolvidos.

O direito americano prevê a possibilidade de um artista pedir que sua música não seja utilizada caso considere “que a campanha dá a entender que o músico apoia o candidato”, segundo a associação americana da indústria do disco (RIAA, na sigla em inglês).

Vários artistas, entre eles a banda Queen, ameaçaram entrar com uma ação na Justiça para impedir o uso de suas canções em atos políticos republicanos, mas até aqui ninguém colocou a promessa em prática. (AFP)

MAIS SOBRE MUSICA