Olivia Hime procurava o oposto do susto, da surpresa. Enquanto muitas cantoras trabalham com a quebra da linearidade driblando expectativas e invertendo climas na faixa seguinte, ela queria que tudo estivesse no aconchego dos mesmos braços. Um trabalho de talento descomunal para juntar canções com arranjos camerísticos ou até mais cheios, agrupando músicas em formato de suíte. Ela sabia o que queria, o que não sabia era como tudo se acomodaria ali, um compositor após o outro, com tudo o que lhes aproxima e distancia.
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Seria a habilidade de criar arranjos uma das características da chamada segunda geração dos bossa-novistas? Francis, Dori e Edu têm experiência nesse pensamento. Olivia vai com mais calma, dizendo que a primeira turma, de Johnny Alf (esse até antes, na pré-história da bossa), Tom Jobim, Baden e até a intermediação das gerações feita por Luizinho Eça, já havia entregado tudo para que “os meninos” se esbaldassem. “A primeira geração desvenda os caminhos harmônicos, melódicos e rítmicos. Foi a geração que deu o alerta.”
INSPIRAÇÃO
Dori tem sua suíte encerrada com Canção sem fim, condizente com a inspiração de Olivia ao pensar na força da composição. “Muitos dizem hoje em dia / que a canção vai se acabar / A canção quem faz é o vento / É o pássaro no ar / É o som da cachoeira / É o ritmo do mar.” A voz de Olivia, em outra região, pensa muitas vezes como a de Dori, e emociona também em suas fragilidades.
A Suíte Edu começa com outra abertura instrumental e uma frase de Olivia, que a liga com todo o Dori que veio antes: “São bonitas, são bonitas as canções”.
Memórias de Marta Saré, Sobre todas as coisas, Ave Maria, Canto triste e Canção do amanhecer. Edu faz Olivia sair das águas doces de Dori e mergulhar em correntes mais tormentosas, de tons menores e uma certa tensão. Canção do amanhecer, com a participação de Francis Hime, termina nos versos de Vinicius de Moraes. “Ah, não existe paz / Quando o adeus existe / E é tão triste / O nosso amor.” O clima é outro. “Fui um dia à casa de Tom Jobim”, lembra Olivia. “Ele estava encantado dizendo que havia acabado de chegar da casa de Edu Lobo depois de ouvi-lo tocando Choro bandido.”
Francis Hime chega então com a suíte Canções apaixonadas.
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