Filarmônica destaca percussão e metais no concerto deste fim de semana

A proposta do projeto é aproximar o cidadão da estrutura de uma orquestra, com eventos voltados para a formação de público

por Divirta-se 07/09/2018 10:16
Rafael Motta/Divulgação
O maestro Marcos Arakaki será o regente do Concertos para a Juventude (foto: Rafael Motta/Divulgação)

Metais e percussão serão as estrelas da série Concertos para a Juventude, promovida pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, atração de domingo (9), na Sala Minas Gerais. Regido pelo maestro Marcos Arakaki, o grupo interpretará peças de Fabio Mechetti (Fanfarra), Gabrieli (Sonata XIII), Dukas (La Péri: fanfarra), Spivack (Quarteto para sacos de papel) e Duda (Música para metais nºs 1, 2 e 3), entre outros compositores.

A proposta do projeto é aproximar o cidadão da estrutura de uma orquestra, com eventos voltados para a formação de público. Famílias são mais do que bem-vindas à Sala Minas Gerais. Desta vez, vão brilhar trompa, trompete, trombone e tuba (na seara dos metais), além de tímpanos, bumbo, caixa-clara, pandeiro, gongo, surdo, xilofone e maracas (representantes da percussão). Até sacos de papel terão vez no concerto de domingo.

Este ano, a Filarmônica comemora uma década de atividades. Realizou 769 concertos, assistidos por 1 milhão de pessoas, e interpretou cerca de 1 mil peças. Com 90 instrumentistas, a orquestra lançou sete CDs, dedicados às obras de Villa-Lobos, Guarnieri, Nepomuceno, Brahms, Liszt e Schubert, além de um DVD e livro.

O concerto tem entrada franca. Atenção: a distribuição de ingressos começou na terça-feira, mas 300 bilhetes foram reservados para domingo, quando a bilheteria da casa será aberta às 9h.

CONCERTOS PARA A JUVENTUDE
As brilhantes famílias dos metais e da percussão
Com Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Regência: Marcos Arakaki
Domingo (9), às 11h
Sala Minas Gerais
Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto
Entrada franca
Trezentos ingressos serão distribuídos no domingo, a partir das 9h
Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br

MAIS SOBRE MUSICA