Festival Internacional de Corais começa com homenagem aos indígenas

A partir desta quinta-feira, 30, Belo Horizonte recebe apresentações nacionais e internacionais

por Walter Felix 30/08/2018 08:00
José Renato/divulgação
José Renato/divulgação (foto: José Renato/divulgação)
Começa nesta quinta-feira (30) a 16ª edição do Festival Internacional de Corais (FIC), que homenageará os povos nativos – pilar da cultura brasileira. Realizada em Minas Gerais e São Paulo, a programação reúne 160 atrações, entre artistas, grupos e congados, com atenção especial à música indígena.

O curador do evento, maestro Lindomar Gomes, conta que a homenagem aos índios é fruto de sua indignação com as dificuldades enfrentadas por eles. “Percorri 12 aldeias brasileiras. Recebi um acolhimento maravilhoso, mas me deparei com situações deploráveis”, revela.

Na sexta-feira (31), o ingresso para assistir a Raízes indígenas será trocado por água ou alimentos não perecíveis. A arrecadação será destinada à aldeia Naô Xohã, em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em cartaz no teatro do Colégio Santo Antônio, o espetáculio é resultado do trabalho da Oficina Coral Cênico Cesgranrio. No palco, 48 artistas ligados a diferentes linguagens celebrarão as raízes brasileiras.

O intercâmbio cultural marca o evento, que será encerrado em 23 de setembro. A programação conta também com nomes da música popular – As Galvão, Chico Lobo, Marcus Viana, Sérgio Pererê e Wilson Dias. Diversas atrações serão levadas às comunidades indígenas.

Além de divulgar a extensa programação com entrada franca, o site do festival traz acervo de arranjos de composições inspiradas na cultura indígena assinadas por Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento e Fernando Brant, entre outros.

Brant, aliás, foi responsável pelos temas de cada edição do festival até 2015, ano de sua morte. Em seu lugar foi escalado Murilo Antunes, que celebra a diversidade nos versos de Somos todos irmãos, parceria com o maestro Leonardo Cunha. Ao longo da programação, essa canção será interpretada por todos os grupos participantes do FIC.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS
Hoje (30/8), a partir das 19h: Coral da AABB-BH, Coral Ensaio Aberto, Niños Cantores de la Araucanía (Chile), Fernando Gomes, Gabi Drummond e Leo Cunha. Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem. Rua Sergipe, 175, Centro.

Amanhã (31/8), a partir das 18h30: Coral Ensaio Aberto e Niños Cantores de la Araucanía. Rainha da Sucata. Praça da Liberdade, Av. Bias Fortes,50, Funcionários. 20h: Raízes indígenas, com Oficina Coral Cênico Cesgranrio. Teatro Frei Hilário Meekes do Colégio Santo Antônio. Rua Pernambuco, 880, Funcionários.

Retirada de ingressos mediante doação de água mineral ou 2kg de alimento não perecível. Programação completa: festivaldecorais.com.br. Entrada franca.

MAIS SOBRE MUSICA