Moreira Lima chega a BH com caminhão musical em show gratuito

Recital será realizado nesta quarta-feira, 29, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi, no Bairro Alípio de Melo

por Ana Clara Brant 29/08/2018 08:30
Carlos Gustavo Kersten/Divulgação
Carlos Gustavo Kersten/Divulgação (foto: Carlos Gustavo Kersten/Divulgação)

Há 15 anos, o pianista carioca Arthur Moreira Lima literalmente coloca o pé na estrada. Em 2003, ele lançou a iniciativa Um piano pela estrada, cujo objetivo é levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural. O pianista ressalta que se trata de iniciativa inédita. “O ineditismo é porque o concerto vai todo em um caminhão rodando pelas estradas do país. Tudo vai dentro dele. O piano de cauda, o palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o telão, o camarim. Sem contar os profissionais envolvidos, como técnicos, afinador. E tudo é montado em apenas duas horas. É extraordinário”, conta.

O veículo já rodou mais de 500 mil quilômetros de norte a sul do Brasil. “Acho que o lugar mais inusitado foi quando o caminhão teve que entrar numa balsa no Rio Solimões, no Amazonas, para a gente se apresentar por lá”, recorda o pianista. De todos os estados, Minas Gerais foi o que mais teve concertos do projeto (o pianista contabiliza um total de 500). Um piano pela estrada estaciona em Belo Horizonte nesta quarta (29) pela segunda vez. A apresentação, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi, no Alípio de Melo, terá abertura feita por alunos da Escola de Música Moderatto, que fica no Santa Amélia.

No repertório, o pianista de 78 anos vai mesclar música clássica universal e MPB. O programa inclui desde Bach, Beethoven, Chopin, Mozart e Villa-Lobos, passando por Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, além do argentino Astor Piazzolla – de quem Moreira Lima fez a primeira transcrição para o piano. “Acho importante dar um apanhado dessas composições. Ninguém pode dizer que não gosta de tal música se nunca a escutou. Assim como não pode dizer se gosta de caviar se nunca comeu. Tem que conhecer para opinar”, diz o instrumentista, que em 2019 vai fazer uma turnê pela China. “Acho que o que me dá mais satisfação neste projeto é realmente levar música de qualidade a pessoas e lugares que jamais teriam contato. É a música clássica ao alcance de todos”, ressalta. O concerto é gratuito. 

 

UM PIANO PELA ESTRADA
Recital do pianista Arthur Moreira Lima.Hoje, às 19h, no Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. (Rua Leonil Prata, s/nº, Alípio de Melo). Entrada gratuita.

MAIS SOBRE MUSICA