Conheça o diretor mineiro vice-campeão de audiência no YouTube

Mess Santos trocou BH por São Paulo para tentar a fama com sua banda de rock, mas foi como diretor de clipes ele encontrou o sucesso

por Francelle Marzano 30/07/2018 08:00

Livia ELektra/Divulgação
Mess Santos confere gravação do novo clipe da dupla Simone e Simaria. (foto: Livia ELektra/Divulgação)

“Sempre fui apaixonado pela arte. Quando aconteceu de eu dirigir meu primeiro clipe, quando houve essa mudança de chave, eu sabia que, se colocasse amor, ia dar certo.” A afirmação é do belo-horizontino Messias Santos, mais conhecido como Mess Santos, diretor de videoclipes de uma longa lista de artistas que inclui Simone e Simaria, Jota Quest, Wesley Safadão, Anitta, Maiara e Maraisa, Cláudia Leitte e  Alexandre Pires, entre outros.

O mais recente lançamento dirigido por ele é o clipe 1 em um milhão, de Simone e Simaria. O video é estrelado pela atriz Deborah Secco e seu marido, Hugo Moura, e foi gravado durante dois dias em São Paulo. Mess também dirigiu o inédito Esa mujer, de Roberto Carlos, com a participação do espanhol Alejandro Sanz.

Foi em 2010 que Mess trocou o emprego de designer em Belo Horizonte, onde nasceu, por São Paulo. Na mala tinha o dinheiro do aluguel do mês seguinte e o sonho de fazer sucesso com a banda NIHIL, que integrava com mais três amigos. O grupo de rock não vingou. E quando nada parecia dar certo, Mess foi convidado para dirigir o clipe Aprender a voar, da banda paulista de rock independente Replace. Filmado com uma câmera de vídeo emprestada por um amigo, o clipe foi sucesso na internet e na MTV, tendo sido indicado ao prêmio Video Music Brasil.

Foi aí que Messias Santos sentiu a chave do sucesso virar. “Quando fui devolver a câmera ao meu amigo, ele disse: ‘Pode ficar com ela. Você vai saber aproveitá-la muito melhor que eu’. Então criei a Movie 3 Filmes e desisti de seguir a carreira como músico. Deixei de tocar para ir para trás das câmeras e dirigir. Foi uma decisão difícil, mas eu sabia que a magia do cinema completaria o espaço da falta que a música me faria, afinal, as duas coisas são artes e elas se complementam”, afirma.

Depois do clipe do Replace, Mess foi convidado para dirigir Odeio, de Manu Gavassi, e, em seguida, Dentro de um abraço, do Jota Quest. A partir daí, ele não parou mais. Com formação acadêmica em design gráfico, Mess conta que seu conhecimento sobre direção e vídeo foi adquirido na prática. Nesses oito anos de funcionamento da produtora, ele calcula ter mais de 400 obras gravadas em 22 países e 3,2 bilhões de visualizações no YouTube (de todos os trabalhos somados).

 

 


Esse número é o segundo maior do país, atrás apenas do roteirista e diretor Konrad Cunha Dantas, o KondZila. Entre os clipes de maior sucesso do diretor está Você partiu meu coração (348 milhões de visualizações), de Nego do Borel, com participação de Anitta e Wesley Safadão. Foi um trabalho que ele dirigiu a distância. “Estava tudo pronto para a gravação, mas, na data, eu estava em Nova York, dirigindo uma produção do Alexandre Pires, e não podia sair de lá. Acompanhei todas as cenas pela tela de um monitor. Fiquei com muito medo de não dar certo, mas hoje é o clipe de maior sucesso da Movie 3, graças a uma equipe afinada que a gente conseguiu montar”, diz.

Na opinião de Mess, um clipe chega aos milhões de views por “uma combinação de tudo – uma música que vai funcionar bem dentro do seu estilo e amor, o que é uma coisa engraçada de se falar. Quando se faz arte, tem que ter amor envolvido, tem que ter apreço pelo trabalho. Acho que isso não é segredo, mas é essencial. Além de uma equipe competente envolvida. Não pode ser feito como uma linha de produção chinesa, no automático. Pode ser rápido, mas com apreço”, afirma.

Ele conta que já criou, produziu, gravou e publicou um videoclipe em menos de uma semana e diz que os prazos em geral dependem muito mais dos artistas que o contratam do que dele próprio. “Tem gente que chega com data apertada, que quer a produção para ontem. Tem outros que têm prazos maiores.” Quanto aos valores do trabalho ele desconversa. “Tem produção que envolve uma equipe de 30 pessoas e tem produção que envolve mais de 300. Outras envolvem a presença de atores que são muito caros. Então é difícil falar num valor médio. São muitos fatores que influenciam nesse custo”, diz.

Mess afirma que, sempre que tem oportunidade, dá um pulo em BH para vistar a mãe, que mora na região metropolitana. “Minas tem tudo de melhor. É um lugar maravilhoso, com uma das paisagens mais bonitas que já vi. Já gravei um clipe do Jota Quest na Serra da Moeda, que é um dos lugares de que mais gosto e ainda pretendo fazer outras produções por aí.”

 

Abaixo, confira o clipe de 1 em um milhão:

 

Confira algumas das produções dirigidas por Mess:

 

2011: Replace - "Aprender a Voar"

 

2011: Manu Gavassi - "Odeio"

 

2012: Jota Quest - "Dentro de um Abraço"

 

2013: Naldo Benny - "Faz Sentir"

 

2013: Jota Quest ft. Natiruts - "Reggae Town"

 

2013: Eminence "Documentary Live China"

 

2014: Malta - "Diz Pra Mim"

 

2014: South by Southwest -"Documentary"

 

2014: Malta - "Memorias"

 

2015: Tati Zaqui - "Agua na Boca"

 

2015: Ponto de Equilíbrio ft. Gabriel Pensador - "Nossa Musica"

 

2015: Naldo Benny ft. Mano Brown - "Benny Brown"

 

2015: Nasra - Whore

 

2016: Jota Quest ft. Anitta - "Blecaute"

 

2016: Felguk & Ricci - "Small Town"

 

2016: Ftampa ft. Kmatos - "Our Way"

 

2017: Nego do Borel ft. Anitta & Wesley Safadão - "Você Partiu Meu Coração"

 

2017: Claudia Leitte - Baldin de Gelo

 

2017: Wesley Safadão - "Sonhei que tava me Casando"

 

2017: Kell Smith - "Era uma Vez"

 

2018: Wesley Safadão & Anitta - Romance com Safadeza

 

2018: Claudia Leitte - Pode Ter

 

2018: Wesley Safadão e Aldair Playboy part. Kevinho - Amor Falso


 

MAIS SOBRE MUSICA