Happy Feet comemora aniversário com dois shows e nova cantora

Saxofonista Fernanda Rabelo é a mais nova integrante da banda

por Mariana Peixoto 19/07/2018 09:00
São 10 anos desde que o trompetista Marcelo Costa e o baterista Bo Hilbert, até então integrando diferentes formações, decidiram montar um grupo de jazz diferente do que havia na cidade. A Happy Feet Jazz Band nasceu numa Belo Horizonte que começava a entender o universo jazzístico, suas fases e subgêneros. O repertório é justamente a vertente mais dançante, que teve o forte de sua produção na primeira metade do século 20.

Francisco Dummont/Divulgação
Banda Happy Feet promete features nos shows desta semana (foto: Francisco Dummont/Divulgação)

“Naquele primeiro momento, tivemos que ‘tirar’ o preconceito de muita gente que falava que não entendia nada de jazz. Junto com a banda vieram vários festivais, então o público começou a tomar mais contato com essa música. E como tudo acaba ajudando, o próprio fomento tecnológico, com a internet, fez com que as pessoas procurassem saber mais sobre ela”, comenta Costa.


O quinteto – Fernanda Rabelo (saxofone e voz), Fred Natalino (piano) e Yan Vasconcelos (contrabaixo), além dos já citados Costa e Hilbert – dá início nesta quinta-feira (19) às comemorações de sua primeira década. Serão duas apresentações essencialmente acústicas, hoje e amanhã, no Idea Espaço Cultural. Não haverá microfone nem mesmo para a voz, Costa avisa. “É interessante para as pessoas ouvir o som natural do instrumento”, explica o trompetista, lembrando que shows nesse formato exigem espaço não muito grande. O repertório das apresentações terá Ray Charles (os standards I can’t stop loving you e Georgia on my mind), Thelonious Monk (Gone) e o tradicional spiritual Down by the riverside.


A banda também vai explorar a individualidade de seus músicos com os chamados features. São músicas que evidenciam um determinado integrante do grupo.


Quando a Happy Feet foi criada, contava com a cantora Chon Tai, que assumiu a voz da Happy Feet até o ano passado. Com a saída dela, entrou Fernanda Rabelo, que, além de cantar, toca saxofone. Marcelo Costa comenta que as apresentações desta semana serão seguidas de outras, no segundo semestre e em outro formato, para celebrar a primeira década do grupo.

DISCOS

Nesses 10 anos, a Happy Feet lançou cinco álbuns. Swing and jazz (2017) é o mais recente deles. Além do quinteto – que se apresenta em teatros, espaços abertos, casas noturnas e vem sendo muito requisitado para casamentos –, há a formação big band, com 13 instrumentistas.


O grupo foi criado na mesma época do festival I Love Jazz, que tem Marcelo Costa como fundador e diretor artístico. Os 10 anos desse evento, que tem como principal palco a Praça do Papa, serão comemorados em setembro, em data a ser definida.

HAPPY FEET JAZZ BAND
Shows acústicos. Quinta (19) e sexta-feira (20), às 20h30. Idea Espaço Cultural. Rua Bernardo Guimarães, 1.200, Funcionários. Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

MAIS SOBRE MUSICA