Retiro dos Artistas rebate irmã de Renato Russo sobre leilão de bens

Instituição publicou nota esclarecendo que iniciativa é beneficente

04/04/2018 11:39

Diego Ponce de Leon/CB/D.A Press
Interior do apartamento de Renato Russo, no Rio de Janeiro, onde o cantor viveu os últimos seis anos de vida. (foto: Diego Ponce de Leon/CB/D.A Press)
Depois da carta aberta publicada nessa terça-feira (3/4) pela família de Renato Russo, lamentando o bazar que vai leiloar bens do cantor no próximo sábado (7/4), o Retiro dos Artistas, responsável pelo leilão, publicou uma nota esclarecendo a situação.

No comunicado, a instituição reiterou que o objetivo da iniciativa é suportar as ações filantrópicas da casa que atende 50 artistas idosos. No texto, eles também reoforçam que a ideia partiu de Giuliano Manfredini, filho do cantor. Confira a nota:

O Retiro dos Artistas vem esclarecer que ano passado (2017) foram procurados pelo filho do Renato Russo, Giuliano Manfredini, com o intuito de fazer uma doação.

Conhecedor do trabalho e da causa da Instituição, que atende 50 artistas idosos, Giuliano decidiu doar alguns objetos pessoais do pai para o Retiro, simplesmente com a intenção de ajudar, pois acreditamos que se Renato fosse vivo com certeza iria se orgulhar da atitude do filho.

Desde então, foi decidido que o ideal seria fazer um BAZAR BENEFICENTE, pois jamais passou pela cabeça, tanto do Giuliano, quanto dos representantes do Retiro, em fazer um leilão. Aliás fato que foi veiculado pela coluna da conceituada jornalista Monica Bergamo, do Jornal Folha de São Paulo, em setembro do ano passado.

Trata -se de objetos particulares e peculiares que merecem todo nosso respeito.Ficou bem claro pelo próprio Giuliano Manfredini que todo o LEGADO artístico e intelectual do Renato Russo encontra-se no MIS de São Paulo (Museu da Imagem e do Som), totalizando mais de 3.000 itens. Os mesmos foram expostos em uma exposição que aconteceu de setembro/2017 a fevereiro/2018. E que prosseguirá em exposição itinerante pelo país, dado o respeito que o filho e herdeiro do artista nutre pelos milhões de admiradores do líder da Legião Urbana, Renato Russo.

Por último, lamentamos que nos cem anos de existência do Retiro dos Artistas, instituição filantrópica reconhecida nacionalmente, tenha sofrido uma exposição desnecessária e imprudente como em nenhum momento de sua valorosa e altruísta história, por meio da irresponsável "carta aberta", que tinha somente o objetivo de confundir a opinião pública, tentando assim desonrar não somente o trabalho de um jovem órfão desapegado da matéria, bem como aqueles que dependem da ajuda e da benevolência de pessoas de bem.

 

Marcado para sábado, o leilão venderá itens pessoais do cantor, como roupas, móveis, LPs, livros e objetos decorativos, todos doados por Giuliano Manfredini. Renato Russo faleceu em 11 de outubro de 1996, aos 36 anos. 

MAIS SOBRE MUSICA