Duo Gisbranco lança Pássaros, com poemas musicados de Chico César

Pela primeira vez, pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco cantam, além de tocar, mostrando a força da poesia do cantor e compositor paraibano

Daryan Dornelles
(foto: Daryan Dornelles)

As musicistas cariocas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco se conheceram quando foram colegas na graduação de piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De vez em quando, as pianistas tocavam alguma composição juntas e, um dia, uma professora comentou: “Por que vocês não gravam um disco?”. Sem querer, era o começo do Duo Gisbranco. “Quando a gente viu, o duo estava formado. Foi bem despretensioso. Isso foi em 2005, e estamos aí”, comenta Claudia.

Essa ausência de planejamento e pretensão também marcou o processo que originou o mais novo projeto da dupla, o álbum Pássaros. Com 15 faixas, o disco terminou por representar um mergulho profundo na criação da canção brasileira. Pela primeira vez, as compositoras também cantam, além de tocar. Os CDs anteriores – Gisbranco e Flor de abril – são inteiramente instrumentais. “Não é um disco-padrão de canção. A base são dois pianos. Demorou cerca de seis anos para esse trabalho ficar pronto. Compor, fazer os arranjos, masterizar. Tinha que ser assim, porque é algo bem minucioso”, explica Claudia.

As letras são poemas do cantor e compositor Chico César, que foram feitos especialmente para as artistas. Claudia e Bianca, que é filha do multi-instrumentista, cantor e arranjador Egberto Gismonti, conheceram o músico paraibano em 2009, quando ele fez participação no show do Duo em São Paulo. Desde então, a proximidade só aumentou. “Ficamos bem amigos. Chico sempre escreveu muita poesia e, certa vez, pegamos algumas e começamos a musicá-las, meio de brincadeira. Elas não foram feitas para ser músicas. Sugerimos que ele fizesse mais e sempre com algum estímulo diferente. Uma fotografia, uma conversa, uma palavra. Quando a gente viu, os versos se transformaram em várias canções. Assim como o Duo, o disco surgiu despretensiosamente”, comenta.


 

PARTICIPAÇÕES Pássaros é também o nome da primeira faixa, que conta com a participação especial do cantor e compositor mineiro Sérgio Santos. Ele também canta ao lado de Claudia e Bianca em Canção de ninar e Borbotoando. Há outros convidados especiais, como Monica Salmaso (Solua), a portuguesa Maria João (Bibi e a bicicleta), o cantor Eugenio Dale (Aqui no Rio).

Chico César comparece na belíssima Vejouço e em Turuna. A conexão entre palavra, som e o universo da poesia se mostra presente em cada uma das composições, que ganharam arranjos sofisticados. Entre os instrumentistas estão os músicos Rodrigo “Pacato” (percussão), Fabio Nin (violão), André Mehmari (piano e sintetizador), Jaques Morelenbaum (violoncelo) e José Batista Jr. (clarineta e clarone).

“Tenho uma ligação muito forte com a canção. Para mim, foi um desafio bem divertido. O disco foi construído quase de forma artesanal e experimental. A gente tinha que ver como funcionavam as palavras, qual melodia se encaixava melhor. Alguns dos poemas tiveram que ser cortados ou até modificados por causa da métrica. Mas tudo com o aval do Chico”, conta Claudia Castelo Branco.

Chico César aprovou o resultado e, no fim das contas, Pássaros não deixa de ser uma homenagem ao artista nascido em Catolé do Rocha, no interior da Paraíba. “É um álbum que coroa toda essa nossa ligação. Chico é um artista muito rico, versátil. Desde que o conhecemos, ficamos encantadas com o universo da canção dele, de sua poesia, de sua palavra. O disco é uma homenagem e um agradecimento a todo esse aprendizado que temos tido com ele ao longo dos anos.”

Pássaros

Artista: Duo Gisbranco
Gravadora: Mills Records (15 faixas)
Preço sugerido: R$ 20; disponível também nas plataformas digitais

MAIS SOBRE MUSICA